Hoje, a Previdência Social brasileira completa 88 anos de história.  No Paraná, o sistema previdenciário conta com 58 Agências da Previdência Social, que atendem mais de 10,7 milhões de habitantes (dados do IBGE, 2009). O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) mantém ativos, no Estado, 1,6 milhões de benefícios, que representam um incremento economico mensal de R$ 1,073 bilhão.
Para atender aos segurados no estado, o INSS aperfeiçoou a melhoria nos atendimentos à população, por meio da implantação do agendamento eletrônico, pela internet e Central 135, em junho de 2006. Ao ligar ou acessar o endereço eletrônico para requerer benefícios, o segurado pode marcar o dia e hora de seu atendimento, e ainda, escolhe a agência de sua preferência.
Outra inovação foi a implantação do reconhecimento automático de direitos previdenciários, que promoveu uma verdadeira revolução nos serviços públicos. Desde janeiro de 2009, para a concessão de benefícios, o INSS utiliza dados de vínculos empregatícios, remunerações e contribuições previdenciárias do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). 
Com isso é necessária apenas a apresentação de um documento de identificação para requerer o benefício, desde que os dados do segurado estejam corretos.
Os segurados poderão solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação dos dados do CNIS com a apresentação dos documentos comprobatórios, agendando o atendimento.
Além disso, outro serviço que facilita a vida do segurado é o extrato previdenciário que pode ser obtido em uma das Agências da Previdência Social (APS), também por meio da internet, mas nesse caso é preciso cadastrar uma senha na Unidade do INSS.
Já os correntistas do Banco do Brasil podem obter esse extrato nos terminais de auto-atendimento.