Paraná tem mais de 32,8 mil corretores de imóveis; agosto é o mês deles

Mario Akira
corretor de imoveis

Agosto é o mês do corretor de imóveis (Freepik)

O Brasil já conta com mais de 650 mil corretores e 74 mil imobiliárias, segundo dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). No Paraná são 32.856 corretores e 5.502 imobiliárias com registro ativo no CRECI-PR. O profissional tem importância estratégica na intermediação qualificada em vendas e locações.

E agosto é o mês dedicado a homenagear esta que é uma das profissões mais estratégicas do mercado imobiliário. Mais do que um intermediador, esse profissional exerce um papel fundamental na segurança jurídica, avaliação de mercado e na assertividade das transações de compra, venda e locação de imóveis comerciais e residenciais.

“A qualificação é o diferencial do corretor de imóveis no cenário atual. O mercado está cada vez mais exigente e tecnológico, e quem se atualiza constantemente se destaca com mais facilidade. A formação continuada amplia a visão de negócios, fortalece a ética profissional e prepara o corretor para atender com excelência e segurança jurídica”, explica João Teodoro da Silva, presidente do COFECI.

Corretor: trabalho multitarefas

A atuação do corretor não se resume a apresentar imóveis: trata-se de um trabalho que envolve conhecimento jurídico, habilidade de negociação, domínio sobre o mercado local e atuação ética e regulamentada. A intermediação feita por um profissional registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) garante respaldo legal, evita fraudes e contribui para o cumprimento adequado das exigências de contratos, certidões e registros em cartório.

“Como alguém que atua neste mercado há 49 anos posso afirmar com precisão que o corretor de imóveis é uma figura central em negociações imobiliárias seguras, passando informações corretas e transparentes aos dois lados envolvidos em uma negociação de compra, venda ou locação”, assegura Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, entidade que reúne as 40 principais imobiliárias da capital paranaense.

Além disso, em um mercado com tantas variáveis, contar com o olhar treinado de quem conhece os bairros, os índices de valorização, os empreendimentos em lançamento e o perfil do comprador ideal é um diferencial que impacta diretamente nos resultados.

Investimento em capacitação
Em tempos de alta dos juros e incertezas econômicas, a busca por imóveis para locação cresceu em diversas capitais, tornando o corretor ainda mais essencial na mediação entre inquilinos e proprietários. Já na compra, o papel desse profissional é decisivo para orientar o cliente na análise do custo-benefício do investimento, sobretudo em imóveis comerciais, no modelo built to suit, usados ou com potencial de retrofit.

A transformação digital também exigiu uma rápida adaptação da categoria: corretores de imóveis precisaram incorporar ferramentas de tour virtual, contratos digitais e inteligência de mercado para atender a um consumidor cada vez mais informado. “Estamos em constante atualização, como um mercado conectado exige. Inclusive, a Confraria Imobiliária está lançando um curso de profissionalização, a Confraria Academy, sempre pensando em diferenciação e especialização dos corretores”, acrescenta Canto.

O Dia do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto, é uma oportunidade para reconhecer e valorizar os profissionais que trabalham para garantir transações seguras, transparentes e bem-sucedidas. O crescimento do setor mostra que a profissão está longe de ser substituída por plataformas automatizadas – ao contrário, cada vez mais demanda formação contínua, sensibilidade comercial e capacitação técnica.

Em um setor que movimenta bilhões por ano no Brasil, o corretor de imóveis é, sem dúvida, um dos protagonistas. “Neste mês especial, quero parabenizar cada corretor e corretora de imóveis do Brasil. Vocês são peças fundamentais no sonho da casa própria, no fomento da economia e na construção de cidades melhores. Continuem firmes, comprometidos com a ética, com a evolução e com o propósito de transformar vidas por meio da intermediação imobiliária. Contem sempre com o Sistema COFECI-CRECI”, finaliza João Teodoro da Silva.