
O Senac PR lançou, em Curitiba, um curso técnico completo na área de Inteligência Artificial. As aulas do curso Técnico em Inteligência Artificial acontecem no Senac Portão, unidade especializada em inovação e tecnologia, de forma presencial, e com início previsto para 11 de março.
De acordo com a coordenadora de Inteligência de Mercado e Inovação do Senac PR, Mayara Mafra Esperandio Cortes, a proposta é que, ao final do curso, o aluno seja capaz de criar soluções inovadoras, automatizar processos e impulsionar a produtividade e competitividade de empresas e organizações.
Mayara destaca dois perfis de profissionais que atuam com IA: os usuários, que dão os comandos às ferramentas já existentes, e aqueles que desenvolvem suas próprias soluções tecnológicas generativas.
“Em relação aos usuários da IA, já existem diversas formações neste sentido, em que o usuário aprende a dar comandos às inteligências artificiais generativas que estão disponíveis no mercado. O que o curso do Senac traz é a capacidade do profissional desenvolver a própria ferramenta de Inteligência Artificial, ensinando desde linguagens de programação até o desenvolvimento de modelos de machine learning. Isso o coloca à frente no mercado de trabalho, com uma formação técnica acessível financeiramente e altamente prática”, explica.
O diferencial do Senac PR está no seu modelo pedagógico. A instituição utiliza marcas formativas que integram teoria e prática de maneira efetiva. “Quando o aluno finaliza o curso, ele leva uma bagagem teórica abrangente e, sobretudo, experiência prática, um dos aspectos mais exigidos pelo mercado de trabalho”, destaca Mayara Mafra.
Para 2025, a utilização de IA generativa promete transformar setores diversos, desde varejo e comércio até saúde e turismo. Estudos do Fórum Econômico Mundial, em parceria com a consultoria McKinsey & Company, apontam que a IA generativa poderá gerar cerca de US$ 2,6 trilhões em valor econômico global. Os Estados Unidos, berço dessa tecnologia, anunciaram que vão investir US$ 500 bilhões em uma robusta infraestrutura de IA governamental.
“A questão agora é usar a IA para beneficiar o dia a dia, permitindo aos profissionais ganharem em produtividade e se concentrarem em áreas mais estratégicas, enquanto tarefas burocráticas são automatizadas”, complementa Mayara.
Curso Técnico em Inteligência Artificial
Com carga horária de 1.200 horas, o curso foi pensado para quem busca uma formação completa e aprofundada no universo da IA. Matrículas realizadas até 17 de fevereiro ganham bônus de 50% na primeira parcela.
Para se inscrever, os interessados precisam ter 16 anos e o 2º ano do Ensino Médio. Também será necessário participar de um teste de nivelamento.
Mais informações e matrículas podem ser obtidas pelo site www.pr.senac.br/tecnicos.