O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou uma estimativa para a produção agrícola em 202. Segundo a pesquisa, o Paraná se destaca em 2025 com a maior expansão agrícola entre os estados do Sul e Sudeste, projetando uma colheita de 45,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, um aumento de 20,5% em relação a 2024. A soja, principal produto agrícola do estado, deve crescer 20%, passando de 18,6 milhões para 22,4 milhões de toneladas. O milho também terá alta expressiva de 20,6%, saltando de 15,1 milhões para 18,2 milhões de toneladas.
O estado também verá aumentos significativos na produção de trigo (26,9%), feijão (24%) e outros grãos como cevada, aveia e arroz. Com essa expansão, o Paraná deverá alcançar 14% da produção nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso.
Este crescimento impulsionará a economia paranaense, com projeção de um aumento de até 10% no PIB agropecuário, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O Paraná, que tem se mostrado um grande polo agrícola nos últimos anos, também é o segundo estado do Brasil com o maior crescimento na projeção de safra de 2025, atrás apenas de Tocantins. Veja os dados na íntegra: