
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), lançou um edital que oferece bolsas de até 2.100 euros (cerca de R$ 13,2 mil) para doutores brasileiros. As inscrições seguem abertas até 30 de setembro.
O programa prevê o financiamento de 20 projetos de pesquisa, com apoio para iniciativas que tenham impacto relevante no desenvolvimento científico, tecnológico e na inovação do país. Cada proposta poderá solicitar até R$ 190 mil. As bolsas são voltadas à modalidade desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior – sênior.
Segundo o edital, a vigência dos projetos pode chegar a 24 meses de atividades, mas há um máximo de 12 meses de concessão de bolsas no exterior. Ou seja, o pesquisador, no momento de sua inscrição, apontará o número de meses fora do país. O sistema fará, então, o cálculo dos valores envolvidos no processo.
As bolsas não podem ser utilizadas para pagamento de prestação de serviço. Além disso, o proponente do projeto pode ser o beneficiário da bolsa ou pode indicar alguém do seu grupo de pesquisa para tal. Porém, na carta de aceite do ERC deve constar o nome do pesquisador que ficará no exterior pelo período combinado.
Chamada é concentrada em 28 áreas temáticas
ÁREAS TEMÁTICAS CONSIDERADAS PELO EDITAL DO CNPQ
1 – Moléculas da Vida: Mecanismos Biológicos, Estruturas e Funções
2 – Biologia Integrativa: dos Genes e Genomas à Sistemas
3 – Biologia Celular, do Desenvolvimento e Regenerativa
4 – Fisiologia na Saúde, Doença e Envelhecimento
5 – Neurociência e Distúrbios do Sistema Nervoso
6 – Imunidade, Infecção e Imunoterapia
7 – Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Humanas
8 – Biologia Ambiental, Ecologia e Evolução
9 – Biotecnologia e Engenharia de Biossistemas
10 – Matemática
11 – Constituintes Fundamentais da Matéria
12 – Física da Matéria Condensada
13 – Ciências Físicas e Químicas Analíticas
14 – Química Sintética e Materiais
15 – Ciência da Computação e Informática
16 – Engenharia de Sistemas e Comunicação
17 – Engenharia de Produtos e Processos
18 – Ciências do Universo
19 – Ciência do Sistema Terrestre
20 – Engenharia de Materiais
21 – Indivíduos, Mercados e Organizações
22 – Instituições, Governança e Sistemas Legais
23 – O Mundo Social e sua Diversidade
24 – A Mente Humana e sua Complexidade
25 – Culturas e Produção Cultural
26 – O Estudo do Passado Humano
27 – Mobilidade Humana, Meio Ambiente e Espaço
28 – Sinergia
*
Edital
O edital foi lançado na última segunda-feira (11). O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e a previsão para o início das bolsas é janeiro de 2026.
Segundo o edital, para participar, é necessário já ter o aceite pelo projeto europeu do ERC. Há uma lista de projetos do conselho interessados em pesquisadores brasileiros que pode ser solicitada pelo email [email protected].
Também é necessário ter currículo na plataforma Lattes e doutorado, ser coordenador do projeto e manter vínculo com instituição de execução do projeto ou, para caso de aposentados, comprovar manutenção de atividades acadêmico-científicas e apresentar declaração da instituição de execução do projeto concordando com a sua execução.
O CNPq está planejando a realização de um webnário, no início de setembro, para tirar dúvida em relação ao programa. A realização, porém, ainda será confirmada e anunciada via redes sociais. De toda forma, o conselho afirma responder a questões do interessados por meio do email [email protected].