diesel mistura biodiesel
Aumento do preço do Diesel em fevereiro de 2024 (Foto: Fernando Frazão/ABr)

A partir deste sábado, 1º de fevereiro, a Petrobras ajustará seus preços de venda de diesel A para as distribuidoras que passará a ser, em média, de R$ 3,72 por litro, um aumento de R$ 0,22 por litro. O anuncio foi feito nesta tarde desta sexta-feira (31). O preço da gasolina vai aumentar R$ 0,10 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras na composição do preço ao consumidor passará a ser de R$ 3,20 /litro, uma variação de R$ 0,19 a cada litro de diesel B.

Desde 2023, este é o primeiro ajuste nos preços de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras. O último ajuste ocorreu em 27/12/2023, uma redução. E o último aumento ocorreu em 21/10/2023. Considerando o reajuste anunciado, a Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel em R$ -0,77/ litro, uma redução de 17,1%. Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ -1,20/ litro ou 24,5%.

Transparência

De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor. Basta visitar precos.petrobras.com.br.

Reação

Segundo levantamento realizado pelo Sistema Fetranspar, que congrega mais de 20 mil empresas transportadoras no Estado do Paraná, o diesel representa pelo menos 35% dos custos de uma operação. Assim, o reajuste afetará diretamente todo o setor.

“Aquilo que já é ruim ficará ainda mais complicado com este aumento. Os governantes deveriam estar cientes disso e buscar outras alternativas de arrecadação, em vez de aprovar aumentos dessa natureza em um momento tão delicado, com a escalada dos preços nos supermercados, sabendo que as empresas já estão tendo que lidar com a reoneração da Folha de Pagamento desde os primeiros dias do ano”, afirma o presidente do Sistema Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli. “O preço do diesel está estável há um ano e meio, e agora querem aumentar de uma única vez. A proposta de reajuste de 11% é um movimento muito abrupto e terá, sim, consequências negativas em toda a cadeia produtiva e no País como um todo”, finaliza Malucelli.