
A Portos do Paraná participou do Inova Portos 2025, evento anual considerado o maior encontro sobre inovação portuária do Brasil. Nesta quarta-feira (18), a superintendente de Governança, Bruna Nicolau, apresentou os principais aspectos que envolvem a implantação do PCS (Port Community System) nos portos paranaenses. A ferramenta digital estratégica integra as operações logísticas e administrativas. Neste ano, o encontro ocorreu em São Luís, no Maranhão
Com o painel “PCS: O futuro da gestão portuária movido a dados”, Bruna dividiu o palco com o professor doutor da USP (Universidade de São Paulo) Daniel de Oliveira, o economista do Porto de Santos, Roberto Paveck, o gerente de TI na Cia das Docas de São Sebastião, Leonel Mendes, e o presidente-executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), Angelino Caputo.
“Temos uma parceria com a Fundación Valenciaport, que nos apresentou diversos cases de sucesso. A partir do estudo formulado especificamente para os portos paranaenses, conseguimos adaptar o modelo à nossa realidade”, destacou Bruna.
Durante a apresentação, a superintendente também abordou os principais desafios enfrentados para o processo de desenho da implementação do PCS: resistência ao compartilhamento de dados, falta de integração entre os sistemas existentes e o desconhecimento da comunidade portuária quanto à confiabilidade do PCS.
O modelo integrado permitirá reduzir custos operacionais e logísticos, além de garantir maior confiabilidade e rastreabilidade das informações. “A previsibilidade operacional com dados confiáveis, em tempo real, permitirá simplificar processos, reduzir custos ao longo de toda a cadeia e ampliar a eficiência e a transparência das operações”, disse Bruna.
Também participou do evento o Comitê de Inovação (Cinov) da Portos do Paraná, representado pela coordenadora de Novos Negócios, Melissa de Paula, e a assessora da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial, Anielle Araújo da Silveira.