
A Portos do Paraná recebeu nesta quarta-feira (14) o Prêmio Legado na categoria Desenvolvimento Sustentável – “Agustín Díaz”, da AAPA LATAM 2025, premiação da Delegação Latino-Americana da Associação Americana de Autoridades Portuárias.
Com esse reconhecimento, a autoridade portuária paranaense se tornou a única empresa a conquistar dois prêmios na mesma edição do evento, considerado uma das principais premiações do setor portuário nas Américas.
A escolha foi feita por um júri formado por representantes da AAPA e especialistas independentes. Os projetos foram avaliados com base em critérios técnicos e estratégicos, considerando aspectos como inovação, impacto e contribuição para a sustentabilidade no setor.
“A iniciativa apresentada pela Portos do Paraná foi reconhecida como uma solução transformadora, com um enfoque integrado em sustentabilidade ambiental e responsabilidade social”, segundo comunicado oficial do evento.
O mesmo trabalho também foi reconhecido com o Prêmio ANTAQ 2024, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG.
O projeto apresentado pela Autoridade Portuária foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para instalar sistemas ecológicos de tratamento de esgoto em 60 residências na Ilha de Eufrasina, atendendo 100% das casas da comunidade local.
As ações nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade desenvolvidos pela Portos do Paraná são destaques em todo o mundo. A empresa é a única a participar cinco vezes seguidas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), como convidada para representar o setor portuário mundial. No ano passado, a Portos do Paraná esteve na COP 29, realizada no Azerbaijão.
Premiação
A cerimônia de premiação será realizada durante a Conferência AAPA LATAM 2025, em Lima, no Peru, no dia 25 de junho. No mesmo dia, a Autoridade Portuária receberá outro prêmio: o de Excelência da Indústria Portuária, na categoria Desempenho e Crescimento Portuários.