Reajustes deve começar a ser sentidos pelo consumidor nestes dias (Marcelo Camargo/Agência)

O preço médio da gasolina, do etanol e do diesel deve voltar a subir nos postos do Paraná nos próximos dias. O aviso foi feito pelo Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Paranapetro) ainda em nota divulgada na terça-feira passada.

O aumento deve ocorrer mesmo com as sucessivas quedas de preço feitas pela Petrobras nos últimos meses em decorrência de outros repasses. “O Paranapetro vem a público informa que, apesar de não ter ocorrido anúncio de aumento de preços por parte da Petrobras, as distribuidoras de combustíveis estão repassando aos postos aumentos significativos na gasolina, etanol e diesel”, diz a nota da Paranapetro.

“Estes aumentos são justificados pelas distribuidoras por fatores de mercado como a paridade internacional nos combustíveis importados, elevação do etanol por parte das usinas de cana-de-açúcar e o maior custo logístico e de armazenagem decorrente de manutenção na Refinaria Getúlio Vargas”, continua a nota.

A última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), feita entre 1 e 8 de outubro ainda não refletir a elevação, o reajuste deve vir nos próximos dias. O Paranapetro não divulgou os índices de reajustes repassados pelas distribuidoras.

Frete
Segundo o Índice de Frete Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o terceiro trimestre de 2022 com média de R$ 7,87, um acréscimo de 11%, em relação ao trimestre anterior, e de 56%, se comparado ao mesmo período de 2021.

Gás
A Petrobras anunciou na segunda-feira que o preço praticado na comercialização do gás natural com as distribuidoras sofrerá uma redução média de 5%. Os novos valores serão atualizados em 1º de novembro e vigoram até janeiro de 2023. O reajuste final repassado ao consumidor é incerto, já que outros fatores exercem influência sobre o mercado como as margens de lucro das distribuidoras e dos postos de revenda e os tributos. Essa é a segunda atualização anunciada em 2022. Em maio, houve um aumento de 19%.