Economia

Praça central de Curitiba vai ser novo polo gastronômico da Capital

Mario Akira
praca osorio

Chafariz da Praça Osório e a Feira de Inverno ao fundo (Foto: Isabella Mayer/SECOM)

A Diretoria de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) confirmou a implantação de um polo gastronômico em Curitiba. Será na Praça General Osório, local que abriga dezenas de empreendimentos do setor e também as feiras especiais da cidade. Além disso, será realizada a requalificação de vias estratégias na área central do município.

(Foto: Hully Paiva/SMCS)

A informação consta de resposta ao ofício encaminhado conjuntamente entre a Federação Paranaense de Turismo (Feturismo) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).

“Informamos que, diversas iniciativas estão em curso para a região, entre elas a criação de um polo gastronômico nas imediações da Praça General Osório, recentemente divulgada pelo Prefeito (Eduardo Pimentel), que reforça o interesse da administração municipal em fortalecer a vocação cultural, turística e econômica do entorno”, destacou o documento.

Plantio de ipês brancos na Praça Osório (Foto: Hully Paiva/SECOM)

A falta de segurança, embelezamento e padronização das avenidas centrais de Curitiba tem sido uma constante nas cobranças das entidades, filiadas a Confederação Nacional de Turismo (CNTur).

“Destacamos também que já existem projetos elaborados para a requalificação de vias estratégicas da área central, como a Rua Cândido Lopes, a Rua Carlos de Carvalho, o segundo trecho da Rua Voluntários da Pátria e um segmento da Rua Ermelino de Leão. Tais intervenções integram um conjunto de ações de reestruturação urbana voltadas à melhoria da mobilidade, da paisagem urbana e da experiência dos usuários”, detalhou o documento.

Além disso, segundo a resposta do IPPUC, iniciativas de urbanismo tático como o programa “Domingo no Centro” dialogam diretamente com os princípios do Boulevard Osório, ao estimular o uso qualificado do espaço público e o fortalecimento da economia criativa. “Não há dúvidas quanto aos benefícios do engajamento dos setores de turismo, cultura e gastronomia”, diz o órgão.

“Por isso, reforçamos a importância de um estreitamento do diálogo com o Instituto Municipal de Turismo e a Fundação Cultural de Curitiba, no sentido de articular as ações em curso e potencializar resultados. Ressaltamos, no entanto, que é necessário considerar as especificidades do contexto local, em especial quanto às questões de segurança e eventuais incômodos à vizinhança”.

Por fim, o IPPUC informa que estão em andamento ações de modernização da iluminação pública na área e que está prevista a contratação de projeto para revisão das instalações elétricas da Praça Osório, com o objetivo de garantir infraestrutura adequada para a realização das feiras temáticas e demais eventos culturais.

Permanecemos à disposição para o diálogo e construção conjunta de soluções que valorizem o espaço urbano e fortaleçam a vitalidade do Centro de Curitiba”, concluiu o documento, assinado eletronicamente por Daniela Mizuta.