A cada dia, os golpista buscam uma nova forma para tentar enganar a população. A ‘isca’ da vez é a Prefeitura de Curitiba em um novo golpe que tem circulado entre os moradores da Capital do Paraná. O alvo são empresas e cidadãos com domicílio em Curitiba.
Leia mais:
A Prefeitura de Curitiba emitiu um alerta sobre o envio de e-mail de notificações de um suposto processo judicial na Comarca de Curitiba.
Como é o novo golpe?
A correspondência eletrônica é enviada o contribuinte como sendo uma ação impetrada pela Prefeitura de Curitiba por débitos tributários atrasados.
A notificação de cobrança de impostos atrasados é falsa e busca obter, ilegalmente, dados privados das vítimas, prática conhecida como “phishing”.
As mensagens mais recentes têm como remetente o endereço falso “Municipio CURITIBA – Setor de Intimações <nao_responda@intimacoesonline039h.20nuggets.nl›”.
- Prefeito Eduardo Pimentel entrega revitalização do Restaurante Popular da Fazendinha/CIC
- Tarifa de ônibus de Curitiba não terá reajuste durante transição para novo contrato de concessão
- Missão do BID destaca obras no Tarumã e viaduto Curitiba-Pinhais
Roubo de dados do contribuinte
A Procuradoria-Geral do Município (PGM), responsável pela cobrança de dívidas ativas com a Prefeitura de Curitiba, reforça que nenhum tipo de intimação judicial é enviada pelo órgão e pede que os contribuintes denunciem possíveis tentativas de golpe por e-mail.
O órgão pede também que, em nenhum momento, o contribuinte acesse qualquer link anexo ao falso e-mail de notificação. Desconfie ainda se receber boleto ou chave pix para quitação de dívidas com desconto perante o município de Curitiba.
Investigação do golpe
A PGM informa ainda que já comunicou à Polícia Civil a ação fraudulenta e solicitou uma investigação rigorosa das autoridades competentes.
O contribuinte pode consultar se possui débitos com a Prefeitura de Curitiba por meio do Consulta Débito Contribuinte, no endereço.
Além disso, é possível conferir se o contribuinte tem algum protesto acessando o site.