Prefeitura do Paraná é alvo de tentativa de golpe por falso delegado da Receita Federal. Entenda

Redação Bem Paraná com assessoria
receita

Receita Federal (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A Receita Federal fez um alerta nesta semana sobre um golpe antigo, que voltou a fazer vítimas no Paraná. De acordo com o órgão, o nome da Receita Federal esteve presente em uma tentativa de golpe junto a uma prefeitura, no Paraná, nesta semana.

A prefeitura foi procurada por uma pessoa que se identificou como delegado da Receita Federal de um município próximo e ofereceu mercadorias apreendidas pela Receita Federal, para serem doadas ao município. O nome do município não foi revelado.

Foram oferecidos desde celulares até carros e material médico. O criminoso afirmou ainda que as mercadorias seriam oferecidas a outros municípios se a prefeitura não respondesse rapidamente. O órgão prontamente contatou a Delegacia da Receita Federal de sua cidade, informando sobre a tentativa de golpe.

Em tentativas anteriores que chegaram ao conhecimento da Receita Federal, os criminosos pediram uma transferência em dinheiro para continuidade da destinação.

A Receita Federal destina produtos apreendidos para órgãos públicos e Organizações da Sociedade Civil, sem, no entanto, que haja cobrança de valores como contrapartida para essa destinação. É necessário apresentar um projeto para utilização dos recursos recebidos.

É importante ressaltar que a Receita Federal utiliza o Darf ( Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para cobranças e não envia e-mail ou mensagens em aplicativos solicitando que se clique em algum de link de acesso. Além disto, todas as páginas da Receita Federal estão no domínio gov.br, portanto qualquer outro domínio usado é indicativo de fraude.

Algumas dicas importantes para não cair em golpes similares: