Uma promoção da Cacau Show vem causando polêmica e nesta segunda-feira (20) o Procon-SP deve notificar a empresa a retirar do ar e a prestar esclarecimentos a respeito da publicidade do produto Chocoarte.

Acontece que o Chocoarte, que contém bilhetes que dão direito a visitar a fábrica da empresa na companhia de atores da novela Carrossel, não existe mais em estoque desde a segunda semana deste mês.

Ainda assim, vem sendo veiculada na página da empresa na internet e nos intervalos da novela do SBT. A Cacau Show alega já ter havia pedido a retirada do comercial no dia 13 (segunda-feira da semana passada).

A promoção da Cacau Show irá sortear seis crianças, com idades entre 7 e 10 anos, em todo o território nacional, que visitarão a fábrica da empresa na companhia de atores da novela. A visita, segundo a promoção, será gravada e veiculada num dos capítulos da trama.

Os 200 mil itens da Chocoarte já foram distribuídos ao comércio e a empresa não pode fabricar mais devido ao regulamento da promoção, que limita os produtos àquela quantidade. O sucesso de Carrossel, porém, faz com que a procura pelo chocolate continue intensa.

A promoção termina no dia 31, e não é informado, nas regras do sorteio, que ela é válida somente enquanto durar o estoque.

Se a Cacau Show não cumprir a determinação do Procon-SP, poderá ser multada em valores que variam de R$ 400 a R$ 6 milhões, segundo Andréa Benedetto Arantes, 27, assistente técnica de fiscalização.

De acordo com ela, será analisada também a possibilidade de obrigar a Cacau Show a fazer uma retratação pública, informando aos consumidores que não existe mais o produto em seus estoques.

Comunicado da Cacau Show:

Em virtude do grande sucesso da promoção Fábrica Chocolates Show, em parceria com a novela Carrossel, do SBT, os tabletes Chocoarte Carrossel estão praticamente esgotados nas lojas da Cacau Show.

Para a realização da promoção foi produzida uma única série de tabletes numerados lastreados por Títulos de Capitalização, conforme o processo Susep Nº 15414.200230/2012-24, e, devido a esta série ser limitada, não existe a possibilidade de uma nova produção de tabletes para esta promoção, que termina no próximo dia 31 de agosto de 2012.

No último dia 13 de agosto, a Cacau Show já havia vendido mais de 60% dos tabletes da promoção, por isso, adotou a iniciativa de solicitar junto ao canal de TV o cancelamento dos comerciais e vinhetas que estavam sendo transmitidos durante a novela, o que foi feito de acordo com a programação do canal.

A Cacau Show reforça que não foi notificada pelo Procon. A empresa já está programando, para a segunda quinzena de outubro, uma nova oportunidade de visita à fábrica junto com o elenco da novela.