
A Prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda-feira (28) o Programa Casa Curitibana, voltado para famílias com renda de até quatro salários mínimos, inscritas na fila da Companhia de Habitação Popular (Cohab).
O programa promete facilitar o acesso à moradia com subsídios de até R$ 90 mil, isenções fiscais e possibilidade de zerar o valor de entrada do imóvel, considerado o principal obstáculo para muitas famílias.
O que é o Programa Casa Curitibana?
O Casa Curitibana vai permitir que o cidadão some os benefícios municipais aos programas estaduais e federais, como o Minha Casa Minha Vida e o Casa Fácil Paraná. Essa combinação pode garantir até R$ 90 mil em ajuda para custear a entrada do imóvel.
Além do subsídio, o programa também isenta o comprador do pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o que representa mais economia na hora da compra. O valor final do subsídio varia de acordo com a idade, renda familiar e número de dependentes.
Incentivos também para as construtoras
Para que mais imóveis populares sejam construídos, o programa também traz benefícios fiscais e regras urbanísticas diferenciadas para construtoras credenciadas. A ideia é facilitar e baratear os custos das obras, permitindo que mais unidades sejam oferecidas por valores acessíveis.
Um exemplo é o Residencial Campobello, primeiro empreendimento do programa. Ele será construído no bairro Campo de Santana e terá 368 apartamentos com 38 m², divididos em 23 blocos de 16 unidades cada. A obra é uma parceria com a construtora MRV.
Com o novo programa, o número máximo de moradias permitidas por hectare saltou de 80 para 200 unidades.
Como se inscrever
Para participar do Casa Curitibana, é necessário estar inscrito na fila da Cohab. O cadastro pode ser feito presencialmente, nas Ruas da Cidadania, ou diretamente no site da Cohab Curitiba.