As unidades do Mercadorama do Centro Cívico, Seminário, Tarumã e Tiradentes estão entre as que fecham nesta quarta-­feira (30). Um grande movimento de consumidores está lotando a unidade do Centro Cívio com descontos de 50% em vários produtos.

No inteior, o Mercadorama de Umuarama, no Noroeste do estado, o Big de Toledo, na região Oeste, o Big de Ponta Grossa e o Big de Maringá, no Norte Central, devem fechar as portas em breve. Os funcionários foram avisados na segunda­- feira (28) pelas gerências de cada unidade

A rede de supermercados Walmart confirmou na segunda,. através de nota oficial, que vai fechar unidades da rede Mercadorama em Curitiba e no interior do estado. Segundo a empresa, as lojas a serem fechadas são as com baixo desempenho de vendas, mas não quis adiantar quais seriam as lojas, mas funcionários das afetadas já confirmam o fechamento.

O fechamento das lojas é parte da estratégia do Walmart em cortar custos diante da atual conjuntura econômica do País. A empresa calcula que vai fechar cerca de 30 lojas em todo o Brasil –  em outros estados, a decisão atinge outras bandeiras da rede, como Big e Sam’s Club.

A rede Mercadorama é uma das mais tradicionais do Paraná. O Estado tem 19 mercados dessa bandeira, sendo 16 em Curitiba. Quatro deles ficam no Centro (Praça Tiradentes, Praça Osório, rua Comendador Araújo e rua Marechal Deodoro, esquina com Mariano Torres) e as outras ficam nos bairros Alto da XV, Bacacheri, Batel, Bigorrilho, Cabral, Centro Cívico, Jardim das Américas, Juvevê, Novo Mundo, Rebouças, São Lourenço e Seminário. Há ainda uma loja em São José dos Pinhais, uma em Maringá e uma em Umuarama. O Walmart não confirmou quais desses estabelecimentos serão fechados. 

A nota oficial diz ainda que a empresa vai trabalhar para transferir alguns funcionários das unidades a serem fechadas. Para os que não forem encaixados, a empresa fala em oferecer apoio para recolocação profissional.

O Mercadorama foi criado pela família Demeterco há quase 100 anos. Nos anos 80, o grupo adquiriu outra rede de supermercados de Curitiba, o Real. Em 1998, o grupo Sonae comprou todas as lojas, mas manteve a bandeira. O Walmart comprou tudo em 2005 e manteve o nome.