Foi inaugurado nesta quinta-feira (10) a 28ª loja da rede de supermercados Festval em Curitiba. A nova unidade da rede fica na Avenida Batel (Bispo Dom José, 2.339), ao lado do Palacete das Rosas, que acaba de ser restaurado.
Construído na década de 1940, o prédio histórico foi completamente restaurado e, agora, será destinado à realização de eventos voltados à gastronomia e à cultura.
O prefeito Eduardo Pimentel participou da solenidade e destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e para a preservação da história da cidade.
“Curitiba recebe dois grandes presentes hoje: uma nova loja que gera empregos e investimentos e a revitalização de um patrimônio histórico, o Palacete das Rosas. É um exemplo claro de que é possível crescer com responsabilidade, unindo desenvolvimento e preservação do nosso passado”, afirmou o prefeito.
O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, também esteve na inauguração e elogiou o impacto social e econômico gerado pela rede. “Parabéns à família Beal (dona da rede) e a todos do Festval, que hoje gera mais de 7 mil empregos diretos no Paraná. Que venham mais unidades até o fim do ano, com mais oportunidades e desenvolvimento para o nosso estado”, declarou Piana.
Carlos Beal, um dos diretores do grupo Festval, agradeceu aos colaboradores, fornecedores e à cidade de Curitiba.
“Temos um compromisso com Curitiba, cidade que nos acolheu e nos impulsionou. Restauramos com muito carinho o Palacete das Rosas e, em breve, vamos inaugurar novas lojas nas praças Ouvidor Pardinho e Osório. Nosso objetivo é ajudar a revitalizar o Centro e contribuir para uma Curitiba ainda melhor”, afirmou o empresário.
As lojas que serão abertas são exemplos de como o empresariado pode se integrar ao programa Curitiba De Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel neste ano para a revitalização da região central.
Sobre o Palacete das Rosas
O Palacete das Rosas, tombado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP), foi idealizado pela artista plástica Rosa Lubrano e construído nos anos 1940. O imóvel, agora restaurado, será um espaço para experiências culturais e gastronômicas. Cada detalhe da casa — dos afrescos originais às sancas, pisos e pinturas murais — foi cuidadosamente recuperado por equipes especializadas, preservando a identidade artística e histórica do local.
Estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins e os diretores do Festval Paulo Beal, Rubens Beal e Wilson Beal além do Padre Adriano que fez uma oração antes da inauguração