Economia Vigilância

Região Sul registrou mais de 150 mil tentativas de fraude em setembro, puxadas pelo Paraná

Foram registradas 60.416 ocorrências no Paraná

Redação Bem Paraná com assessoria de imprensa

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Em setembro, o Sul do Brasil registrou 152.009 tentativas de fraude, sendo 60.416 ocorrências registradas no Paraná. As investidas foram malsucedidas graças às ferramentas de autenticação e prevenção a fraude. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian e revelaram, ainda, que em setembro de 2023, foram registradas 818.555 investidas fraudulentas, uma queda de 11,4% em relação ao mês anterior.

“É necessário que os brasileiros estejam atentos todos os dias aos golpes que, na maioria das vezes, envolvem roubo de identidade e vazamento de dados. Por isso, é importante não preencher formulários em sites desconhecidos, não clicar em links avulsos em e-mails e mensagens de texto e, ainda, não emprestar suas contas e documentos a ninguém. Do lado das empresas, continua o compromisso em aumentar as camadas de proteção, com o menor atrito possível à experiência dos usuários para que eles tenham comodidade e segurança nas transações”, considera o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Em setembro, 5 em cada 10 investidas criminosas foram destinadas ao setor de “Bancos e Cartões” (50,5%) e “Telefonia” foi a área que menos registrou tentativas. Os consumidores favoritos dos fraudadores em setembro foram aqueles com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) e os que menos sofreram com tentativas fraudulentas foram os que possuem até 25 anos.

Na visão por tentativas de fraude a cada milhão de habitantes, o levantamento do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostrou que o Distrito Federal liderou o ranking (6.240) e o Maranhão teve o menor número neste recorte (1.661).

Para acompanhar a estimativa de ocorrências fraudulentas em tempo real, a Serasa Experian dispõe do “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude do país. Disponível em https://www.fraudometro.com.br, o dispositivo contempla uma projeção do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia desde janeiro de 2023 até o momento atual; e considera verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral. Entre janeiro até novembro, segundo a Datatech, a estimativa é que já tenham ocorrido mais de 8,6 milhões de tentativas de fraudes no país em 2023.

Veja dicas de especialistas para se proteger

Consumidores: 

Empresas: