Rua XV em Curitiba recebe Feira de Inovação neste fim de semana; confira programação

A feira apresenta produtos e serviços tecnológicos criados em Curitiba e RMC

Redação Bem Paraná com SMCS
00484730

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS (arquivo)

Empresas e startups de Curitiba e Região Metropolitana “invadem” a Boca Maldita de Curitiba, no calçadão da Rua XV, nesta sexta (21) e no sábado (22), para apresentar à população de Curitiba os produtos e serviços inovadores criados na capital paranaense e Região Metropolitana (RMC), na Feira de Inovação da Rua XV.

A entrada para o evento é gratuita. A feira vai estar aberta na sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 14h.

A mostra, realizada em uma das áreas de maior circulação de pedestres de Curitiba, reúne 42 expositores do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, em comemoração aos 332 anos de Curitiba, apresentando para a população os produtos e serviços criados na capital paranaense e arredores.

“A Feira de Inovação da Rua XV é um evento de promoção da cultura de inovação. Ela leva para a Rua XV produtos e serviços, projetos científicos e também ações de governo inteligente realizadas pela Prefeitura. Todos estão convidados para visitar os estandes dos expositores e experimentar essas inovações”, diz o coordenador de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Marlon Alves Cardoso.

O evento integra as atividades de celebração do aniversário de Curitiba e é um “esquenta” para a intensa programação que ocorrerá na Smart Plaza Vale do Pinhão, dentro da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, de 25 a 27 de março, no estádio Ligga Arena.

Tecnologia e criatividade

A feira reúne 42 expositores que levam para mais perto dos curitibanos os potenciais e os resultados do uso de tecnologias digitais e da criatividade em diferentes áreas, como tecnologia, saúde, educação, mobilidade e sustentabilidade, apresentadas por grandes empresas, startups, instituições de ensino, instituições de ciência, tecnologia e inovação e programas públicos da Prefeitura.

Na entrada dos estandes, o público vai encontrar uma exposição de veículos elétricos da JAC, BYD e EION. Também estará na feira um trailer da Secretaria Municipal da Saúde, que vai realizar o teste rápido de HIV gratuitamente.

Promovida pela Prefeitura e pelo Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), a Feira de Inovação promove a cultura e o desenvolvimento integral da inovação em Curitiba.

De mini-horta à separação digital

Os expositores vão apresentar plataformas comprometidas com a responsabilidade social, para formação e apoio de pessoas em situação de vulnerabilidade e serviços que visam o cuidado com o meio ambiente, como a mini-horta inteligente

Além disso, várias soluções auxiliam as pessoas a terem sua moradia, em plataformas e aplicativos que melhoram a busca por imóveis. Entre os projetos que auxiliam os trâmites jurídicos, há uma plataforma que facilita a formalização da separação de ex-casais.

Pesquisadores das universidades também mostram suas pesquisas no desenvolvimento de veículos e robótica.

A Prefeitura leva ao público da feira as soluções desenvolvidas para melhorar os serviços prestados à população que utilizam big data e inteligência artificial, como o Curitiba em Dados e o mapeamento dos pontos da cidade que precisam de atenção redobrada no combate ao mosquito da dengue.

Expositores da Feira de Inovação da Rua XV

Novas tecnologias e robótica

Saúde

Meio Ambiente

Moradia

Responsabilidade social

Jurídico

Agricultura

Mobilidade

Comunicação

Empreendedorismo e trabalho

Acessibilidade

e-games

Educação

Prefeitura de Curitiba

Serviço 

Feira de Inovação da Rua XV