A primavera já chegou nos Sacolões da Família da Prefeitura de Curitiba. As 12 unidades espalhadas pela cidade já estão abastecidas com uma variedade de frutas, verduras e legumes da nova estação, que chegam às prateleiras mais frescos, saborosos e nutritivos. Uma situação que valoriza a safra e oferece opções diversificadas para a mesa dos curitibanos.
Entre as frutas típicas do período estão morango, abacaxi e maracujá. Nas hortaliças, os destaques são agrião, alho-poró, almeirão, rúcula, nabo e rabanete. Já entre os legumes, o consumidor encontra abobrinha, beterraba, chuchu, repolho e tomate.
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, explica que priorizar os alimentos da estação traz benefícios tanto para a saúde quanto para o bolso. O preço nos sacolões é R$ 3,99 o quilo.
“Consumir produtos da safra é sinônimo de qualidade. Eles chegam mais frescos, têm melhor sabor e valor nutricional. Além disso, como a produção é maior nessa época, conseguimos garantir variedade e bons preços em todas as unidades do programa”, destacou.
Programa
Os Sacolões da Família têm como objetivo oferecer frutas, verduras e legumes de qualidade a preço único por quilo. Hoje, estão distribuídos em 12 unidades instaladas em diferentes bairros, especialmente em regiões com menor oferta de comércio, os chamados “vazios urbanos”.
O programa mantém ainda uma pauta mínima de alimentos, que assegura a diversidade e o fornecimento regular de itens ao longo do ano. No período de outono-inverno, a lista contempla 25 produtos, enquanto na primavera-verão ela é ampliada para 30, garantindo variedade na mesa das famílias curitibanas.