A Vivo não ficou para trás no sucesso dos novos formatos da internet para dispositivo móvel. A franquia de consumo de dados atende aos usuários, facilitando a acessibilidade para todos. Com variedade de pacotes, é possível contratar um bom plano com ótimos benefícios.
Os recursos oferecidos correspondem a cada perfil e necessidade dos clientes. Tem até pacotes para quem não larga suas redes sociais e está sempre online e antenado. Entre outras opções, é claro. Não é incrível?!
A empresa de telefonia cumpre, assim, as novas regras impostas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações):
Informar aos usuários quando a franquia de internet se aproxima do fim.
Disponibilizar ferramenta para exibir o quanto seus dados já foram utilizados durante o mês.
Criar página de acesso à plataforma de forma exclusiva para cada cliente.
Saiba agora como funciona o consumo de internet da Vivo e entenda mais sobre a franquia.
Mas, o que é franquia de internet?
A franquia de internet representa o limite mensal de consumo para navegar. Antes de contratar o plano escolhido, é importante se informar quanto a capacidade da franquia de internet. Inclua nesse levantamento de informações: a qualidade de conexão, porcentagem cedida para mídia (upload e download), e etc.
Como isso funciona?
O uso dos dados é computado a cada ação online realizada no seu dispositivo móvel. Por exemplo: Se baixar alguma foto, aplicativo ou visualizar vídeo, uma parte do pacote já foi preenchida.
O serviço se renova automaticamente após 30 dias. Ou seja, seu pacote de dados é mensal. E quanto mais usar, mais rápido ele tem chance de terminar.
Outro ponto a destacar são as possibilidades para quando o pacote termina.
Plano pré-pago ou controle:
O consumo de dados é cortado automaticamente quando os dados são usados por completo no pré-pago ou no pacote mensal do plano controle.
Plano pós-pago:
A velocidade da internet é reduzida quando está prestes a atingir 100% da franquia. Logo após, o serviço é interrompido completamente conforme pré-estabelecido.
Porém, não se desespere! Quando a franquia atinge os 100% de uso do pacote no mês, é possível fazer uma recarga para continuar a usar sua internet.
Como economizar os dados?
Partindo da característica do pacote contratado, seja ele 3G ou 4G, confira algumas dicas para economizar os dados de internet da Vivo.
Google Chrome
Geralmente, o Google Chrome consome 0,7MB por página. Navegue observando sempre o número de páginas clicadas. Se falta pouco para bater o total da franquia de internet, dê preferência pelo uso do Wifi.
O Facebook oferece a opção de economia de dados. É ótima alternativa para economizar o pacote. Já que a cada 5 minutos que o usuário passa na plataforma, 2MB são utilizados, aproximadamente.
Vídeos
Os vídeos representam os verdadeiros “vilões” do consumo de internet, já que gastam muito. É melhor baixar os vídeos que pretende assistir pelo Wifi para visualizar quando não estiver mais em casa.
Música
Os aplicativos de música (e streaming) são um verdadeiro sucesso atualmente! Deezer, Spotify, e cia. Entretanto, gastam 6MB por música que você ouve online. Para te auxiliar nessa economia, os Apps têm a ferramenta para fazer download das suas músicas preferidas. Assim, pode ouvir offline e garantir a preservação dos dados.
A plataforma mais utilizada para a postagem de fotos do dia a dia ou de aventuras é o Instagram. O carregamento de fotos consome 2MB por 5 fotos, geralmente. Como outros aplicativos, tem a opção de usar menos dados.
Youtube
O Youtube é um dos aplicativos que mais consome durante a navegação pela franquia de internet. Cerca de 26MB a cada 15 minutos de uso. Aproveite os vídeos da plataforma pelo Wifi para economizar sua internet.
Recarga após o consumo de internet da Vivo ter se esgotado
Como falamos, após consumir todo pacote de dados, há a opção de contratar recarga para continuar a usufruir da internet. É possível fazer isso independentemente do plano que usa em seu aparelho.
O valor de recarga solicitado é cobrado posteriormente em sua fatura, ou ainda em meu vivo 2ª via
Como consultar o consumo de dados?
Através do aplicativo Meu vivo você consulta o consumo de dados diretamente no seu smartphone. Primeiro, cadastre-se no site da Vivo, introduza suas informações pessoais e dados sobre seu aparelho.
O app Meu Vivo está disponível para Android, iPhone e iPads.
Mesmo assim, a Vivo envia um SMS quando sua velocidade é reduzida e quando toda a franquia de internet for utilizada.