Adriano Oltramari

No ano de 2023, as 59 Salas do Empreendedor da região oeste paranaense (que abarca municípios da microrregião Oeste e, também, da Cantuquiriguaçu) realizaram atendimento a 36.479 empresas, sendo que 35.380 eram microempreendedores individuais (MEI). Nos locais, foram ofertadas mais de 161 mil orientações, 641 consultorias e realizados diversos atendimentos, sendo mais de 3,4 mil a potenciais empresários que procuraram as Salas para buscar informações precisas sobre como é possível abrir uma empresa.
 
O trabalho, segundo a consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, reforça o empreendedorismo regional, auxiliando empreendedores a formalizarem seus negócios e, também, a organizarem aspectos importantes das empresas, como gestão financeira, marketing, recursos humanos e inovação, por exemplo. 
 
“A nível regional, temos um cronograma com 19 ações on-line que ocorrem periodicamente. Mas, durante todo o ano, o empreendedor que busca as Salas consegue acesso a vários serviços, sempre com o foco de estruturar os negócios e prepará-los para se desenvolverem ainda mais. É um serviço focado nas necessidades dos empreendedores, principalmente os MEI, que pode ser aproveitado de forma gratuita e constante”, esclarece a consultora. 
 
Gilson Trimpler, proprietário da Trisk Snaks, de Marechal Cândido Rondon, é um dos empreendedores que buscou a Sala para receber apoio. Ele relata que sua experiência foi positiva com os serviços oferecidos. 
 
“Procurei os atendimentos da Sala do Empreendedor para estar sempre atualizado em todas as áreas do empreendedorismo, tirar dúvidas e receber ideias de melhoria dos negócios. Os serviços que mais utilizei foram os de consultoria. Foi sempre proveitoso. Classifico o Sebrae/PR como um grande apoiador dos empreendedores, com uma excelente atuação para os empresários”, pontua.
 
Mara Hegner, responsável pelo setor administrativo da Gavis Eletro Industrial, de Guaíra, também procurou a Sala do município. Ela conta que compartilha sua jornada desde a abertura do MEI até o crescimento do negócio, enfatizando o suporte recebido da equipe da Sala do Empreendedor.
 
“Começamos em 2014 como MEI e até hoje sou fã do trabalho deles. Em 2015, tivemos acesso a um empréstimo e foi a equipe da Sala que nos ajudou e orientou. Eles são excelentes. Procuramos sempre o que é melhor para a gente e estou muito contente por contar com o apoio da Sala do Empreendedor”, compartilha.  
 
Salas do Empreendedor no Oeste
Além dos relatos inspiradores, os números contam uma história igualmente significativa. Em 2023, as Salas do Empreendedor da Regional Oeste atenderam 36.479 empresas, das quais 35.380 eram MEI. Foram realizadas 161.594 orientações; 641 consultorias; 104 oficinas; 95 palestras; 12 cursos; dez feiras; oito rodadas de negócios e seis seminários. Além disso, foram atendidos 3.433 candidatos a empresário.
 
A consultora Kellen Oliveira destaca a abrangência e os benefícios dos serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor na região. Com 59 salas em 57 municípios, as Salas oferecem uma variedade de soluções voltadas especialmente para os MEI, incluindo capacitações, consultorias, orientações e apoio em processos como compras públicas e acesso ao crédito.
 
“Em maio, teremos a Semana do MEI, com reforço nas capacitações, incentivando os empreendedores a buscar a Sala, especialmente agora que se aproxima o prazo para entrega da Declaração Anual do MEI [DASN]. É um trabalho conjunto e queremos reforçar que todo esse serviço está à disposição dos empreendedores”, comenta. 
 
Sobre as Salas do Empreendedor
As Salas do Empreendedor funcionam como espaços de suporte e orientação para empreendedores e empresários, especialmente os microempreendedores individuais (MEI). No Paraná, são uma rede 373 salas disponibilizadas em 360 municípios, instaladas em parceria com prefeituras. 
 
Elas também desempenham um papel fundamental na facilitação de processos burocráticos, como abertura de empresas, emissão de notas fiscais e regularização de pendências fiscais. 
 
Para encontrar a Sala do Empreendedor mais próxima, basta entrar em contato com o Sebrae/PR pelo 0800 570 0800 ou acessar este site.