
A Sanepar alerta clientes para golpes que usam sites falsos e reforça que os clientes devem acessar apenas o site oficial da empresa (www.sanepar.com.br) ou os canais virtuais, que funcionam 24 horas por dias, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados. Outra opção é ir pessoalmente até uma Central de Relacionamento da Companhia.
Ao perceber qualquer variação no endereço eletrônico o site não deve ser acessado, ainda que apareça na pesquisa de busca em navegadores fazendo menção aos serviços da empresa.
“Golpistas criaram vários sites falsos, com outros endereços, e estão tentando enganar as pessoas e roubar o dinheiro do pagamento das contas de água pela internet, inclusive com a geração de falsos boletos para o suposto pagamento de contas. Isso tem ocorrido de tempos em tempos e a Sanepar tem denunciado os casos, buscando orientar os clientes sobre a situação”, explica o diretor comercial da Sanepar, Bihl Zanetti.
Ele reforça que é importante não clicar em links patrocinados, que podem levar a sites falsos e induzir os clientes a golpes cibernéticos. “Pedimos que nossos clientes sempre busquem os canais oficiais de relacionamento com a Sanepar e que denunciem os golpes para que outras pessoas não tenham prejuízos. Na dúvida, sempre entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais”, afirma.
CANAIS – A Sanepar disponibiliza diversos canais para o atendimento aos seus clientes. Os meios virtuais funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados: telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita); e-mail [email protected]; WhatsApp (41) 99544-0115.
Os clientes também podem acessar serviços virtuais pelo aplicativo Sanepar Mobile (disponível para celulares); na aba “Clientes” no site da Sanepar, ou ir pessoalmente até uma Central de Relacionamento da Companhia. Confira endereços e horários de atendimento AQUI).
ALERTAS – O gerente-geral comercial da Sanepar, Thiago Semicek, explica que, para evitar cair em golpes, é necessário sempre observar se o site tem exatamente o endereço oficial: www.sanepar.com.br.
“A busca em navegadores de pesquisa pode levar a sites falsos porque há golpistas pagando para que esses falsos links patrocinados apareçam como os primeiros resultados das buscas. Os golpistas não atuam apenas simulando o site da Sanepar, mas de várias instituições que prestam serviços e mesmo de lojas que comercializam produtos online. Uma das formas de evitar entrar em sites falsos é digitar o endereço do site da Sanepar ao invés de fazer buscas”, alerta o gerente.
Ele orienta os clientes da Sanepar a também conferirem sempre todos os dados que estão em boletos gerados pela internet – como informações do cliente, do imóvel, o número da matrícula, o valor da conta, o destinatário do pagamento, o nome da Sanepar.
Semicek informa que, ao fazer pagamento via pix, o cliente deve conferir se o destinatário está em nome de Cia. de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. “O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários. Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via pix. A Sanepar não envia QR Code ou Chave pix para pagamentos via pix pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via”, detalha o gerente.
Sanepar recomenda que sites falsos sejam denunciados
A Sanepar também recomenda que os sites falsos sejam denunciados à polícia e informados para a Sanepar pelo e-mail [email protected]
Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino do pagamento. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio.
Outra medida é registrar boletim de ocorrência, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do pix. Em seguida, envie o BO à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa, visando ressarcimento pelo banco.