Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (14), o crescimento do setor de serviços no Paraná foi de 2,9% no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o índice do país ficou em 2,5%.
O mesmo cenário se repetiu, com uma vantagem um pouco menor, na comparação do acumulado de 12 meses. No período atual, o Paraná vislumbra um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período de tempo anterior. Já a média nacional registrou uma elevação de 3,1%.
Considerando ainda o volume de serviços entre janeiro e agosto de 2025, o Paraná teve um desempenho igual ao da média brasileira.
Nos dois casos, o índice foi de 2,6% de aumento.
Já com relação à receita nominal, que é um retrato de quanto dinheiro foi movimentado de maneira bruta pelas empresas do setor, o Estado apresentou 7,1% a mais do que em agosto de 2024. O País teve uma performance muito parecida, com exatamente 7% de incremento no setor de serviços no período.
Turismo
A receita nominal das atividades turísticas também mereceu destaque no levantamento do IBGE. A variação em relação a agosto de 2024, por exemplo, foi 10,4% superior.
O mesmo bom resultado se repete quando são considerados os oito primeiros meses de cada ano. Nesse caso, o salto em 2025 atingiu 10,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, o período atual apresenta 11,6% de crescimento de receitas em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.