Bem Estar Flor

Sistema da Agricultura do Paraná seleciona instrutores para o curso de orquídeas

FAEP editado por Mario Akira
orquideas faep

Orquídea (Reprodução/FAEP)

O Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) abriu o Edital 10/2025 para credenciamento de pessoas jurídicas interessadas em atuar na formação profissional rural “Cultivo de Orquídeas”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de outubro. Os detalhes sobre as etapas de avaliação e o processo de inscrição, bem como demais informações sobre a seleção, estão disponíveis na seção de Editais do site do Sistema FAEP.

Os profissionais selecionados vão ministrar o curso “Cultivo de Orquídeas” a produtores e trabalhadores rurais do Paraná. A previsão é que esta formação tenha carga horária de 16 horas, durante as quais serão trabalhados conteúdos como: aspectos legais, caracterização da família orquidácea, técnicas de propagação e cultivo, medidas de segurança, dentre outros temas. As aulas poderão ser oferecidas em todos os municípios do Paraná.

O instrutor desta formação deverá proporcionar conhecimento sobre o manejo adequado, escolha de espécies, técnicas de plantio, nutrição, controle de pragas e doenças, com objetivo de melhorar a qualidade das plantas, bem como ampliar as oportunidades de comercialização da planta.

“As propriedades rurais paranaenses são cada vez mais diversificadas, então o Sistema FAEP também precisa se adiantar e oferecer formações profissionais em sintonia com essa característica. As orquídeas podem agregar renda à propriedade rural, ou mesmo se tornar a atividade principal do produtor”, analisa Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

Para participar da seleção é desejado que o candidato tenha formação superior completa em Ciências Agrárias ou cursos correlatos. Caso os postulantes ao posto tenham se formado em outras áreas, as titulações serão analisadas individualmente. Dentre as habilidades necessárias para participar do certame está a experiência comprovada no cultivo de orquídeas.

O edital é voltado a pessoas jurídicas do setor de prestação de serviços. Pessas físicas, Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas não poderão participar.

Para ler o Edital 10/2025, acesse a seção editais no site do Sistema FAEP.