No cenário atual, onde o estresse e a correria do dia a dia são constantes, cuidar da saúde se tornou uma necessidade cada vez mais evidente, e é nesse contexto que os spas têm ganhado destaque, oferecendo um refúgio de tranquilidade e relaxamento para seus clientes. Atenta ao potencial desse mercado e com mais de 30 anos de experiência na área de bem-estar, a massoterapeuta Tereza Zanchi, juntamente com suas sócias, Neusa Azevedo, Katja Guimaraes e Margit Zaroni, criaram uma rede com o seu nome, especializada em shiatsu. Com um método exclusivo, a marca já chegou a 12 unidades e faturou 6,3 milhões de reais em 2023, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
Criada em 2003, a rede Tereza Zanchi Shiatsu e Bem-Estar nasceu com o objetivo de oferecer terapias de relaxamento e bem-estar, através de um método que combina as sequências tradicionais do shiatsu com o relaxamento, e inclui técnicas de quick massage, reflexologia, drenagem oriental, shantala, massagem ayurvédica, candle, crânio facial, modeladora e esportiva. “Combinamos pressão, movimentos, alongamentos e deslizamentos nos canais de energia do corpo, para proporcionar momentos agradáveis, além de alívio de dores, redução e até eliminação da ansiedade e do estresse”, comenta a massoterapeuta Tereza Zanchi.
Formada pela Associação Brasileira de Massoterapia, Zanchi já atendia há mais de 10 anos, quando um de seus clientes fiéis, um empresário, sugeriu o investimento em um negócio especializado em bem-estar e massagem, inspirado nos modelos consolidados nos Estados Unidos e Europa. A partir daí, as sócias Tereza Zanchi e Neusa Azevedo, se mobilizaram para criar a primeira unidade conceito, dentro de um shopping center, na capital paranaense. “Quando nós começamos, as pessoas enxergavam a massagem como algo mais caseiro, mas ao longo do tempo, nós trabalhamos muito para profissionalizar esse serviço”, comenta Zanchi.
O shiatsu é o carro-chefe da rede, uma técnica milenar que consiste em liberar tensões acumuladas, que leva a um profundo estado de relaxamento. “Ele trabalha o corpo de forma suave, porém profunda, e baseia-se nos princípios da saúde como equilíbrio entre as diversas forças existentes no organismo humano”. Essa massagem terapêutica faz parte da medicina chinesa e entrou para a lista de Medicina Complementar e Alternativa, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nas unidades da rede, esta técnica leva o nome de Shiatsu Relaxante, pois foi adaptado para atender o público ocidental, e alia técnicas de alongamento e relaxamento.
Após o sucesso da primeira loja, mais duas sócias se juntaram à empreitada, Katja Guimarães e Margit Zaroni, levando a marca a uma fase de profissionalização e crescimento. A rede expandiu suas operações por meio das franquias e atualmente conta com 12 unidades, localizadas nas cidades de Curitiba e Brasília, com o objetivo de marcar presença em todo o Brasil.