Economia Aditivos

Transformação do Plástico: alta oerformance e sustentabilidade

Da Redação Bem Paraná com assessoria

A Colorfix, uma das principais fabricantes de masterbatches (concentrados de cor) e aditivos para plástico do País, com unidade no Paraná e filiais em São Paulo e Pernambuco, possui em sua linha produtos que proporcionam aos clientes a redução de custos de seus processos. Destaca-se neste portfólio a Linha Sustentável REVORA ADI – ProHP, Process, Bact, Desmold, Uv, Impact, Purga, Selante e Oxi.

Voltado para o processo de injeção, o REVORA ProHP, por exemplo, atua na estrutura do polipropileno com o aumento da temperatura de cristalização, redução do tempo de resfriamento da peça no molde, otimizando assim a eficiência produtiva de uma fábrica.

Com o aumento da interação intermolecular das cadeias poliméricas, ele também proporciona a elevação das propriedades mecânicas, o que promove a redução de empenamentos, rechupes e refugos de processo. “Esse aditivo é um complemento fundamental com o modelo sustentável, pois possibilita melhor a utilização de recursos como energia elétrica, mão-de-obra e matéria-prima”, conta o diretor superintendente, Francielo Fardo.

Outro aditivo que segue a mesma linha é o REVORA Purga, desenvolvido para a redução de utilização de resina de limpeza, tempo, energia elétrica e mão-de-obra. O aditivo age de forma eficiente penetrando nas incrustações da rosca do equipamento, promovendo o arraste de todo resíduo presente. As borras mais limpas do purga expelidos no processo podem ser reutilizados em uma próxima limpeza.

“É um aditivo indicado para os processos de limpeza de máquina para troca de cores ou ainda ao final de um processo onde muitas vezes se torna uma etapa exaustiva, exigindo alto consumo de resina de limpeza e tempo despendido”, explica o diretor.

E quando se trata de paradas de máquina toda atenção é importante. Este processo é necessário nas indústrias seja para trocas de turno, finais de semana, período de férias ou até mesmo para manutenção. Porém, o retorno ao funcionamento exige extremo cuidado.

“Pensando neste retorno com mais rapidez e agilidade, desenvolvemos o REVORA Selante, com ele o trabalho é de prevenção, pois evita a formação de carbonização no equipamento, reduz todo o processo de limpeza, após o retorno, além de proporcionar a redução de uso de matéria-prima, tempo de processo ocioso e também refugos de peças”, comenta Francielo.