
O turismo do Paraná vive um momento de expansão em 2025 e se consolida como um dos motores da economia regional. No primeiro semestre, o setor registrou crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. No acumulado dos últimos doze meses, a alta chega a 7,4%, superando a média nacional (6,1%) e estados tradicionais como São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.
O avanço é acompanhado pela geração de empregos. Dados do Caged mostram saldo positivo de 3.106 vagas formais nos primeiros seis meses do ano, especialmente em serviços de alimentação, alojamento, atividades esportivas e transporte rodoviário. Em 2024, o setor havia criado 4.897 postos de trabalho.
Outro indicador do bom momento do turismo do Paraná é o fluxo de visitantes estrangeiros, que atingiu patamar histórico: 710.707 turistas de outros países ingressaram no Estado nos primeiros sete meses de 2025, um aumento de 23,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Alta movimentação em julho
Apenas no mês de julho, o Paraná registrou 82,8 mil chegadas de turistas internacionais, alta de 25,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 66 mil. Esse foi o melhor mês de julho na recepção de viajantes internacionais no Estado desde 2019.
Esse movimento foi decisivo para impulsionar setores como hospedagem, gastronomia, transporte e comércio, com destaque para a manutenção de Foz do Iguaçu como principal porta de entrada para turistas internacionais.
A profissionalização do setor também está em alta. Entre julho de 2024 e julho de 2025, o número de empresas e prestadores turísticos cadastrados no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo, avançou 17%. A alta foi puxada principalmente pelos segmentos de acampamentos turísticos (38,5%), agências de turismo (28,3%) e guia de turismo (MEI), com 26,1%.