A tecnologa civil, Estela Nóbrega, às 17h30 de ontem, negociava com a vendedora Natália Sestaro, a compra de um Ford KA, na loja da Ford Center, da Marechal Floriano. “Eu e meu marido estávamos pensando em comprar um carro neste ano e, ontem (terça-feira) à noite, ele me disse amanhã (quarta-feira) é o último dia de desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros flex”, conta. “Então resolvemos aproveitar porque o desconto é de cerca de 4%, o que dá mais ou menor o valor de opcionais de um carro”, calculou.
Estela é apenas um dos vários consumidores que resolveram deixar para a última hora a compra do carro. Quem passou pela Avenida Marechal Floriano, no bairro Prado Velho, reduto de concessionárias, se deparou com um grande número de compradores, tanto na área externa, quanto interna.

Para quem não conseguiu aproveitar o desconto, a boa notícia é que algumas lojas irão manter o desconto até o dia 15 de abril, ou enquanto durar o estoque. Caso da Servopa, que detém 41% do mercado da marca Volkswagen em Curitiba. “Ainda não temos o levantamento exato, mas os básicos já não estarão mais disponíveis embora tenhamos Gol, Fox e Voyage”, disse o gerente de vendas da Servopa, Ricardo Kennedy.
Desde a segunda-feira, dia 29, o número de visitantes na loja e também de vendas concretizadas cresceu 20%, segundo Kennedy.
Na Copava, revendedora da marca Volkswagen, por exemplo, apenas ontem mais de 350 visitaram a loja matriz, localizada no bairro Cabral.  O supervisor de vendas da Copava, Fabio Almeida, disse que a poucas horas do fechamento da loja alguns modelos já haviam se esgotado no estoque.

Balanço — Sobre a possibilidade de haver prorrogação dos descontos, Almeida acredita que os poucos carros que restaram no estoque sejam vendidos ainda nesta semana. “Os motoristas que decidiram esperar pelo carro de fábrica, terão de aguardar entre 30 e 40 dias e arcar com uma diferença de até dois mil reais na compra de um carro popular”, conclui Fábio.
Já na Ford Center, da Marechal Floriano, o movimento foi grande durante todo o dia  e, embora, ainda restassem alguns modelos na concessionária, apenas hoje será possível fazer uma previsão de prorrogação do desconto.
No entanto, o gerente de novos da Ford Center, Luiz Antonio Raimundo, disse que é bastante provável que os carros faturados com o desconto sejam repassados para o consumidor. A questão, segundo ele, é saber quantos restarão.

Os números das vendas dos carros no Paraná deverão ser divulgados entre terça e quarta-feira da próxima semana, segundo as informações da Federação Nacional de Veículos Automotores, regional Paraná (Fenabrave-PR).
Conforme as informações da assessoria, os números divulgados nesta terça-feira são projeções nacionais das vendas. Ainda, conforme os dados da assessoria das concessionárias ouvidas pela reportagem, apesar dos vários feirões realizados, devem sobrar alguns carros para manter o IPI reduzido, pelo menos, até a Páscoa.