
Se você está planejando viajar nesta Páscoa, temos boas notícias: a Via Araucária, a nova concessionária responsável pelo lote 1 de rodovias do Paraná, que começou a operar a cobrança de tarifas no último sábado (23), anunciou um incentivo diferenciado.
Motoristas que utilizarem as pistas automáticas, pagando com a tag de pedágio, receberão um desconto de 5%, referente ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), aplicável a todos os veículos equipados com o dispositivo.
De acordo com o Jorge Baracho, gerente de Operações da Via Araucária, o uso dos adesivos para passar nas cabines de cobrança automática cresceu muito nos últimos anos, não só por uma questão de praticidade, como também de economia.
“Além da agilidade em passar pelas praças sem paradas, economizando tempo de viagem, o uso da tag também conta com benefícios financeiros adicionais. Essa forma de cobrança oferece um desconto de 5% sobre o valor praticado em diversas rodovias do país. Lembramos que a Via Araucária também possui o Desconto de Usuário Frequente, benefício que oferece uma redução adicional e progressiva no valor da tarifa. Mas só pode ser utilizado em pagamentos com tags”, diz.
Para aqueles motoristas que costumam usar a via com frequência, adicionalmente, o contrato de concessão da Via Araucária também prevê o Desconto Usuário Frequente (DUF), que é aplicável a veículos de passeio e permite uma redução progressiva na tarifa de pedágio de acordo com a regularidade das viagens realizadas.
O percentual de desconto aumenta até a trigésima travessia quando os motoristas alcançam uma tarifa mínima, que nas praças de pedágio de São Luiz do Purunã pode corresponder a R$0,18.
O DUF está válido nas cinco praças de pedágio da Via Araucária. Na praça de São Luiz do Purunã, a tarifa de pedágio para veículos de passeio custa R$8,70; na praça de Porto Amazonas, R$10,90; em Irati, R$10,20; já em Imbituva, R$10 e, em Lapa, R$11,50.
As vantagens do DUF se aplicam aos usuários com veículos leves (automóvel, caminhonete e furgão; automóvel e caminhonete com semirreboque; automóvel e caminhonete com reboque) que passam pela mesma praça de pedágio, em igual sentido, duas vezes ou mais no mês. O objetivo da política tarifária é beneficiar os usuários que mais trafegam na via diariamente, principalmente os moradores dos municípios do entorno da malha viária do lote 1 do Paraná.
Para ter direito ao DUF, os veículos leves devem usar a pista de cobrança automática de pedágio. Ou seja: é preciso ter instalado no para-brisa uma tag válida para qualquer empresa de meio de pagamento eletrônico.
O desconto começa a valer a partir da segunda viagem dentro do mesmo mês. Na primeira passagem pela praça de pedágio, os motoristas recebem um abatimento de 5%, referente ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), válido a todo e qualquer veículo com tag sempre que passar por uma praça de pedágio. Como o desconto é sempre aplicado sobre o valor da última tarifa paga, o abatimento vai aumentando a cada passagem com o mesmo veículo de passeio, no mesmo sentido, pela mesma praça de pedágio e dentro do mesmo mês. Quanto mais o motorista passar com o mesmo veículo, pelas mesmas praças de pedágio, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês, maior será o desconto a cada passagem.
O sistema inteligente do DUF permite que a tarifa mínima alcançada na trigésima vez se estenda às viagens subsequentes para beneficiar os motoristas que realizam mais de 30 travessias regulares ao mês. A partir da trigésima passagem, o preço do pedágio congela, e o usuário permanece pagando o valor mínimo na trigésima primeira travessia e nas demais até a virada do mês, quando a cobrança volta ao valor total e reinicia um novo ciclo de descontos.
Basta o usuário possuir uma tag válida em seu veículo. Todo o desconto será efetuado pela concessionária e operadora do sistema de cobrança automática do pedágio.
Saiba quem tem direito ao DUF:
- Veículos com tag válida, chip eletrônico que permite usar a pista automática de cobrança de pedágio;
- Automóvel, caminhonete e furgão; automóvel e caminhonete com semirreboque; automóvel e caminhonete com reboque;
- Veículos que trafegam no mesmo sentido, pela mesma praça de pedágio, duas vezes ou mais, dentro do mesmo mês.
Como funciona o DUF:
- 1ª passagem: Na primeira vez que cruzar uma das praças de pedágio administradas pela Via Araucária, o veículo com tag recebe desconto de 5% referente ao DBT.
- 2ª passagem: Na segunda vez que passar pela mesma praça de pedágio, com o mesmo veículo, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o motorista recebe o Desconto Usuário Frequente (DUF) sobre o valor pago na primeira passagem.
- Demais passagens até a 30ª: Em sequência, o desconto vai ficando cada vez maior até chegar à trigésima viagem, quando o motorista alcança a tarifa mínima, que pode chegar a R$ 0,18, no caso das praças de pedágio de São Luiz do Purunã.
A partir da trigésima viagem, o preço do pedágio congela e o usuário continuará pagando o valor mínimo na trigésima primeira travessia e nas seguintes realizadas dentro do mesmo mês. Quando vira o mês, o preço da tarifa volta ao valor total e reinicia um novo ciclo de descontos. (link da tabela de descontos)
Entenda mais sobre o DUF: https://youtu.be/MMtvVJzKms8?si=YGmF5tRCQxFx7M3W
Formas de pagamento
Nas cabines manuais das praças, será possível efetuar o pagamento das tarifas em dinheiro ou com cartão de débito e crédito, na modalidade por aproximação. A modalidade Visa Vale-Pedágio e cupom Dbtrans também serão aceitos. Já nas vias automáticas, o motorista poderá optar entre as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.
Para mais informações e suporte médico ou mecânico, a Via Araucária disponibiliza o atendimento gratuito, 24h, 0800 277 0 376. Para pessoas com deficiência auditiva e de fala, o atendimento é via WhatsApp, pelo número (41) 9 9519-0279.
Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários.
O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br
(I)BR-277/PR:
- Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
- Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a
- BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
- Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
- Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II)BR-373/PR:
- Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III)BR-376/PR:
- Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
- entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV)BR-476/PR:
- Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V)PR-418:
- Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI)PR-423:
- Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o
- entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII)PR-427:
- Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR277, em Palmeira/