Valor médio do metro quadrado é de R$ 2.517,25.

Apartamentos de três quartos tiveram valorização de 20% em um ano

Redação Bem Paraná

Em relação ao preço, são os apartamentos de um dormitório que acumulam maior crescimento nos últimos dez anos em Curitiba. O valor do metro quadrado, área total, passou de R$ 1.038,98, em 2003, para R$ 3.041,00, em 2010, contabilizando uma alta de 193%.

 Não se pode definir os apartamentos de um dormitório como no passado, em que o conceito se baseava em unidades compactas, geralmente quitinetes. Hoje estes imóveis têm área útil semelhante a apartamentos de três dormitórios, ressalta Selig.  O tipo de imóvel que detém o menor índice de crescimento são os apartamentos com quatro dormitórios e residências, que contabilizam valorização de 132% no período.

 No comparativo 2009-2010, os apartamentos de três dormitórios tiveram uma valorização de 20%, sendo comercializados a R$ 2.352,79, por metro quadrado de área total, seguidos dos de dois dormitórios, que tiveram valorização de 18%, com preço médio de venda do metro quadrado, área total, de R$ 2.413,67. O valor médio do metro quadrado, área total, na cidade de Curitiba é de R$ 2.517,25

Salas comerciais — O Perfil Imobiliário 2010 da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), também revelou que, depois de dois anos sem lançamentos de salas comerciais em empreendimentos verticais (2006-2007), o segmento começa a se recuperar na capital paranaense.

 

A ausência na instalação de grandes indústrias no Estado nos últimos anos fez com que o setor não acompanhasse o crescimento do mercado residencial. Com a concessão de incentivos às companhias, o que se espera para os próximos anos, Curitiba vai precisar se estruturar para receber estas organizações, o que abre uma margem bastante interessante de oportunidades na área comercial, opina o presidente da associação, Gustavo Selig.

 

Em 2008, foram lançados 320 unidades no Centro e no Cívico. Em 2009, foram lançadas 566 unidades no Ecoville e, de janeiro a outubro de 2010, 204 salas comerciais em edifícios foram lançados em Curitiba, com destaque para a região central e seu entorno.

 

Há uma tendência na migração das atividades empresariais, e consequentemente dos empreendimentos comerciais, para bairros próximos ao centro. A região central sempre será ponto importante para o comércio, bem como para instalação de instituições financeiras, mas para outros setores, como os relacionados às áreas administrativa e de prestação de serviços, esta é uma cultura que deve mudar, a exemplo do que aconteceu em outras capitais do país, prevê Selig.

 

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