Varejo do Paraná cresce o dobro do País nos últimos 12 meses

Redação Bem Paraná

Comércio - imagens de consumidores e vendedores em lojas no comércio varejista na região do Sítio Cercado em Curitiba. - lojas de roupas - utensílios domésticos - celulares - (Albari Rosa/AEN)

O comércio varejista ampliado do Paraná cresceu 4,6% nos últimos 12 meses, superando a média nacional de 2,4%. Mas, na comparação entre maio e abril de 2025, o comércio paranaense apresentou uma retração de 1,3%.

De acordo com o Boletim do Comércio, realizado pela Fecomércio PR a partir de dados divulgados pelo IBGE, as principais atividades com expansão no Paraná em maio de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foram: material de construção (11,4%), tecidos, vestuário e calçados (7,5%) e combustíveis e lubrificantes (5,7%).

Em comparação com maio de 2024, as vendas no estado cresceram 1,5% sinalizando uma recuperação ao longo do último ano. A alta no varejo paranaense segue acompanhando a tendência nacional, que apresentou aumento de 1,1% no volume do comércio varejista ampliado.

Desaceleração

Na comparação entre maio e abril de 2025, o comércio paranaense apresentou uma retração de 1,3%. Apesar do resultado negativo no mês, o Paraná continua registrando um desempenho superior ao da média nacional em todas as demais bases de comparação.

O economista e assessor da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, explica que “o comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos e materiais de construção, mostrou desaceleração em maio devido a um cenário de aumento de juros e maior dificuldade na concessão de novos empréstimos”.

A desaceleração foi mais perceptível em setores como livros, jornais, revistas e papelarias, que apresentaram queda de 4,1% nos últimos 12 meses. O setor de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo também registrou uma queda (-3,4%). Isso pode sugerir um consumo mais contido desses produtos.

A expectativa é que o mercado se ajuste ao cenário de juros elevados, a fim de contribuir para que o Paraná mantenha sua trajetória de recuperação com um varejo cada vez mais fortalecido e preparado para os desafios do futuro.