Clientes satisfeitos constroem relacionamento com as empresas. Foto: banco de imagens livres do Canva

Quando uma empresa consegue fidelizar, além de economizar nas próximas campanhas e lançamentos pode também ganhar fiéis aliados que indicam e contribuem na construção da imagem tanto do produto como da marca.

Muitos são os fatores que influenciam nas preferências dos consumidores. Com tantas ofertas, serviços, produtos e preços fica difícil para as empresas se destacarem.

Estabelecimentos físicos também precisam usar alguns “truques” para serem notados diante da concorrência. Ser criativo é importante. 

Antes de fidelizar clientes é preciso atraí-los com uma comunicação compatível com a proposta da empresa. Para isso, é bom realizar um levantamento sobre as características do perfil do público-alvo e dos objetivos da marca.

Por falar em relacionamento, é de extrema importância. Treinar as equipes e saber se comunicar de maneira mais próxima e clara. Criar scripts facilita, mas não há nada mais convertedor do que um atendimento humanizado, que considera todas as necessidades e especificidades de cada pessoa. 

Neste sentido,o brinde personalizado também é um excelente aliado na hora de fidelizar. Oferecer um mimo é passar uma mensagem, a de que a empresa se preocupa e destinou um tempo para agradá-lo. Isso porque os brindes geralmente atendem alguma demanda cotidiana, eles podem ser ecológicos, tecnológicos e outros. Além disso, podem ser oferecidos em datas comemorativas. 

 

Veja outras dicas para implementar na sua empresa. 

Como fidelizar clientes 

Para fidelizar clientes, antes de mais nada é preciso estudar. Perguntas como: há demanda? Existe possibilidade de um lucro considerável? Que investimento precisarei fazer desde a produção até o marketing? Qual persona (público) quero atingir? Conhecer o público facilita diálogos visuais, narrativos e experiências. 

Inclusive, a experiência de compra para muitos consumidores vale mais do que o produto propriamente dito. Portanto, esse também é um fato que deve ser considerado. Saiba sobre outros! 

Atendimento 

 

Seja uma empresa física, virtual ou híbrida, o atendimento é uma das questões que devem ser priorizadas em todo ponto de contato – na venda ou pós-venda.

Enviar mensagem ou ligar para saber o que o cliente achou do produto é também demonstrar que a marca está atenta a sua opinião. 

 

Presentes para fidelizar clientes

Conforme mencionado acima, presentear com brindes, além de divulgar o nome, pois normalmente mochilas, exemplificando, carregam a logo da empresa, entregam aos clientes a ideia de que a marca quer estar presente em diversos momentos de sua vida. Isso cria uma aproximação. 

Programas de fidelização

Criar programas de fidelização é outra oportunidade a se analisar. Além de fazer o cliente voltar a comprar, facilita o envio de malas diretas, sms ou e-mails marketing. 

Programas do tipo “a cada dez produtos ou serviços adquiridos o cliente ganha um”. Descontos especiais ou mesmo brindes para datas comemorativas, como dia dos pais, dia das mães e aniversário, são algumas ideias. 

 

Sua empresa em diversos lugares 

O marketing omnichannel veio para ficar. Trata-se de manter empresas em diversos canais, físicos e virtuais, de modo que o consumidor não faça mais distinção de compras feitas pela internet ou na loja. Grandes empresas já praticam isso como Americanas, Magazine Luiza e outras. É bom se atentar às tendências mercadológicas. 

Cumpra prazos

Boa reputação é tudo. Por isso cumprir prazos é tão importante. Em meio a tantas possibilidades de golpes, uma empresa que atrasa em entregas ou descumpre prazos, principalmente sem comunicar, por mais que ofereça um bom produto ficará sempre em desvantagem.

Imprevistos podem acontecer, mas a falta de comunicação não. É bom ter um canal de comunicação preparado para avisar sobre as circunstâncias que levaram ao atraso. Ainda assim é melhor que ele seja evitado.

Deixamos valiosas dicas para que você, empreendedor, possa aperfeiçoar o seu negócio. Até a próxima!