COMERCIO MOVIMENTO
Centro de compras de Curitiba (Franklin de Freitas)

As vendas para o Dia dos Pais de 2025 devem movimentar o comércio de Curitiba, segundo pesquisa divulgada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). O levantamento ouviu comerciantes e consumidores entre os dias 23 e 26 de julho e traça um panorama sobre as expectativas de compra e venda para a data comemorativa.

Realizada pelo instituto Datacenso, a pesquisa entrevistou 322 pessoas, sendo 120 lojistas e 202 consumidores, e teve análise técnica do economista Cláudio Shimoyama. O objetivo foi entender o comportamento do público e o cenário comercial na capital paranaense para o Dia dos Pais.

Segundo os dados, o otimismo predomina entre os lojistas. A maior parte dos comerciantes espera aumento nas vendas em relação ao mesmo período de 2024. Para muitos, o volume deve se manter estável, mas, no geral, a expectativa média é de crescimento de 4,5%.

O principal fator que motiva esse otimismo são as promoções programadas e a ampla oferta de produtos. Para impulsionar as vendas, os comerciantes apostam sobretudo em estratégias digitais, com internet e redes sociais sendo os canais mais considerados para a comunicação com o público.

Consumo será racional e com presença digital forte

Do lado do consumidor, a pesquisa aponta um comportamento mais racional. Mais da metade dos entrevistados não pretende comprar presentes neste Dia dos Pais. Entre os que irão presentear, 76% farão compras para o pai, enquanto 17% mencionaram o marido ou companheiro, reforçando o papel das figuras paternas tradicionais e também alternativas.

A maioria dos consumidores (65%) planeja comemorar a data com um almoço ou jantar em casa. Já na hora de comprar, 58% afirmam que vão pesquisar pela internet, embora as lojas físicas ainda sejam o principal canal de compras para 64%, especialmente em ruas comerciais e shoppings. Essa realidade exige integração entre os canais online e offline no varejo.

Roupas lideram a lista de presentes: gasto médio será de R$ 214,59

Entre os produtos mais mencionados, roupas lideram (44%), seguidas por perfumes e cosméticos (31%), calçados (12%) e acessórios (11%). Quanto aos gastos, 51% dos consumidores pretendem investir o mesmo valor que no ano passado, enquanto 36% planejam gastar mais. A média estimada de valor para os presentes é de R$ 214,59.
A forma de pagamento preferida é o PIX à vista (34%), seguido por débito (22%) e crédito à vista (22%).

Consumidor valoriza qualidade e bom atendimento

Na escolha da loja, o fator mais valorizado é a qualidade dos produtos (53%), seguido de preço competitivo (37%) e bom atendimento (35%). Esses dados revelam que o consumidor curitibano está atento ao custo-benefício e à confiança nas marcas.

“Os dados revelam um mercado equilibrado entre otimismo comercial e cautela do consumidor. O desafio é alinhar estratégias digitais e presenciais com foco em valor, conveniência e relacionamento”, avalia o Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone.