Vendas para o Dia dos Pais devem crescer em Curitiba, diz levantamento da ACP

Data será celebrada neste domingo, 10 de agosto

Editada por Isabelle Sales
COMERCIO MOVIMENTO

Centro de compras de Curitiba (Franklin de Freitas)

As vendas para o Dia dos Pais de 2025 devem movimentar o comércio de Curitiba, segundo pesquisa divulgada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). O levantamento ouviu comerciantes e consumidores entre os dias 23 e 26 de julho e traça um panorama sobre as expectativas de compra e venda para a data comemorativa.

Realizada pelo instituto Datacenso, a pesquisa entrevistou 322 pessoas, sendo 120 lojistas e 202 consumidores, e teve análise técnica do economista Cláudio Shimoyama. O objetivo foi entender o comportamento do público e o cenário comercial na capital paranaense para o Dia dos Pais.

Segundo os dados, o otimismo predomina entre os lojistas. A maior parte dos comerciantes espera aumento nas vendas em relação ao mesmo período de 2024. Para muitos, o volume deve se manter estável, mas, no geral, a expectativa média é de crescimento de 4,5%.

O principal fator que motiva esse otimismo são as promoções programadas e a ampla oferta de produtos. Para impulsionar as vendas, os comerciantes apostam sobretudo em estratégias digitais, com internet e redes sociais sendo os canais mais considerados para a comunicação com o público.

Consumo será racional e com presença digital forte

Do lado do consumidor, a pesquisa aponta um comportamento mais racional. Mais da metade dos entrevistados não pretende comprar presentes neste Dia dos Pais. Entre os que irão presentear, 76% farão compras para o pai, enquanto 17% mencionaram o marido ou companheiro, reforçando o papel das figuras paternas tradicionais e também alternativas.

A maioria dos consumidores (65%) planeja comemorar a data com um almoço ou jantar em casa. Já na hora de comprar, 58% afirmam que vão pesquisar pela internet, embora as lojas físicas ainda sejam o principal canal de compras para 64%, especialmente em ruas comerciais e shoppings. Essa realidade exige integração entre os canais online e offline no varejo.

Roupas lideram a lista de presentes: gasto médio será de R$ 214,59

Entre os produtos mais mencionados, roupas lideram (44%), seguidas por perfumes e cosméticos (31%), calçados (12%) e acessórios (11%). Quanto aos gastos, 51% dos consumidores pretendem investir o mesmo valor que no ano passado, enquanto 36% planejam gastar mais. A média estimada de valor para os presentes é de R$ 214,59.
A forma de pagamento preferida é o PIX à vista (34%), seguido por débito (22%) e crédito à vista (22%).

Consumidor valoriza qualidade e bom atendimento

Na escolha da loja, o fator mais valorizado é a qualidade dos produtos (53%), seguido de preço competitivo (37%) e bom atendimento (35%). Esses dados revelam que o consumidor curitibano está atento ao custo-benefício e à confiança nas marcas.

“Os dados revelam um mercado equilibrado entre otimismo comercial e cautela do consumidor. O desafio é alinhar estratégias digitais e presenciais com foco em valor, conveniência e relacionamento”, avalia o Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone.