rodo
Foto: Franklin de Freitas

No trecho entre São Paulo e Curitiba, viajar de avião pode custar até oito vezes mais do que ir de ônibus. O dado é de uma pesquisa recente da FlixBus, empresa de tecnologia em transporte rodoviário, com mais de 1600 participantes no Brasil.

Ao considerar os deslocamentos e o preço das passagens, o voo entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Afonso Pena (São José dos Pinhais, PR) soma R$ 1.405,69, incluindo o bilhete mais barato (R$ 1.366,77) e o custo médio de um carro de aplicativo até o aeroporto (R$ 38,92). Já para o transporte rodoviário, o custo total é de R$ 165,04. O valor inclui a passagem em assento semi-leito (R$ 127,99) e o deslocamento até a rodoviária (R$ 37,05), tornando a opção significativamente mais acessível para o bolso do viajante.

Viagens de ônibus são motivadas por visitas a amigos e familiares

A pesquisa da FlixBus revelou ainda que 41% das viagens de ônibus no país são motivadas por visitas a amigos e familiares. Dentre essas viagens, 72% estão relacionadas a celebrações especiais, como casamentos, aniversários e festas de fim de ano; 55% a reuniões familiares e sociais, como reencontros e pequenos eventos; 20% a atividades em grupo; e 4% a relacionamentos à distância.

Leia mais

Os brasileiros têm um comportamento distinto dos europeus quando o assunto é viajar de ônibus. Enquanto na Europa apenas 26% das viagens têm como principal motivação a visita a familiares e amigos, no Brasil, essa é a razão dominante. “As viagens de ônibus no Brasil são uma extensão das celebrações e momentos emocionais positivos, refletindo a cultura de alegria e acolhimento do país”, afirma Edson Lopes, CEO da FlixBus.

Além das conexões interpessoais, o turismo de lazer ganha destaque entre os brasileiros. De acordo com outro levantamento realizado pela FlixBus com passageiros após suas viagens, 78% dos brasileiros escolhem destinos de praia para relaxar, superando índices registrados na Europa (62%) e na América do Norte (68%). Essa preferência reforça a relação dos brasileiros com lazer e bem-estar.

Preços acessíveis, maior oferta de rotas e horários, e a conexão com destinos menos explorados consolidam o ônibus como um modal essencial para democratizar o turismo regional no Brasil. “Viajar de ônibus é mais do que ir de um ponto ao outro. Com seu papel central no turismo, o transporte rodoviário se torna um símbolo de inclusão e celebração, atendendo diferentes perfis e motivações de viagem”, conclui Lopes.

Sobre a FlixBus Brasil

Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços de transporte rodoviários, controlada pela alemã Flix, provedora mundial de mobilidade que está presente hoje em 44 países do mundo. A FlixBus está inovando o segmento de transporte brasileiro com seu modelo único e inovador, que oferece viagens de ônibus seguras, confortáveis e com preços acessíveis. A empresa trabalha em parceria com transportadoras regulares, oferecendo soluções de tecnologia para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. No Brasil, a FlixBus oferece passagens que conectam mais de 100 cidades em 13 estados e no Distrito Federal. Atualmente, conta com oito parceiros, todos