Como Funciona Consórcio de Imóveis 2025-07-23 at 16.55.25
Foto: Divulgação

Comprar um imóvel ainda é o grande sonho da maioria dos brasileiros, especialmente daqueles que vivem de aluguel. De acordo com uma pesquisa recente do Datafolha, 93% dessas pessoas desejam ter a casa própria. Entre elas, 24% planejam comprar ainda em 2025 e 43% têm a intenção de adquirir um imóvel nos próximos anos.

Diante de um cenário de juros elevados e financiamentos mais restritivos, o consórcio vem se consolidando como uma alternativa viável, acessível e planejada para quem quer comprar um imóvel sem comprometer a saúde financeira. Mas afinal, como funciona o consórcio de imóveis?


O que é consórcio de imóveis?

O consórcio de imóveis é uma forma de compra planejada e colaborativa, na qual um grupo de pessoas se reúne para contribuir mensalmente com um valor (a parcela do consórcio) destinado à formação de um fundo comum. Esse fundo é usado para contemplar os participantes com o valor necessário – chamado de carta de crédito -para a compra do imóvel de cada um.

A contemplação pode ocorrer por duas vias: sorteio, que normalmente segue os resultados da Loteria Federal; ou por lance, quando o participante oferece um valor a mais para tentar antecipar sua vez de ser contemplado.

O interessante é que o valor do lance só precisa ser pago se for o vencedor, e, nesse caso, a contemplação acontece de forma imediata.


Como funciona o consórcio de imóveis na prática?

Imagine que você queira comprar um imóvel de R$ 300 mil.

Com o consórcio de imóveis, você escolhe uma carta de crédito nesse valor e define o prazo de pagamento. Digamos, 150 meses. As parcelas mensais são calculadas com base no valor total da carta e na taxa de administração.

Mas e aí, como acontece a contemplação? Ela pode vir por sorteio (logo no início, no meio ou no fim do plano) ou por meio de lance, se a sua oferta for a vencedora na assembleia.

Sendo contemplado ou contemplada, você usa sua carta de crédito para negociar o imóvel à vista. Isso pode abrir portas para descontos e melhores condições de pagamento.

E vale lembrar: todas as administradoras cobram a taxa de administração. Essa taxa é o que remunera a empresa pela gestão do grupo, organização das assembleias, liberação das cartas e toda a parte operacional que garante a segurança do processo.

E por que fazer consórcio?

O consórcio permite a aquisição parcelada de bens de alto valor (como um imóvel) sem juros. Isso porque não há uma instituição financeira emprestando dinheiro, como ocorre no financiamento. As mensalidades do consórcio são formadas apenas pelos próprios integrantes do grupo.

Então, por não cobrar juros e entrada, o consórcio é ideal para quem pode esperar pela contemplação e deseja comprar com planejamento. É uma forma segura de se organizar financeiramente e adquirir o imóvel à vista.

Como Funciona Consórcio de Imóveis 2025-07-23 at 16.55.40
Foto: Divulgação

Consórcio de imóvel é seguro?

Sim! O sistema de consórcios é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, o que garante segurança e transparência nas operações. As administradoras precisam seguir regras rígidas, prestar contas periodicamente e manter os recursos dos grupos protegidos.

Por isso, é essencial escolher uma administradora autorizada e confiável. Uma boa dica é consultar o ranking de administradoras de consórcio no site do Banco Central, que classifica as empresas com base em critérios como solidez, número de grupos ativos e volume de crédito administrado.

O que é possível comprar com a carta de crédito

Com a contemplação em um consórcio de imóvel, você recebe a carta de crédito que pode ser usada para comprar um imóvel à vista. E não precisa ser só um apartamento ou casa residencial: o consórcio de imóveis também pode ser usado para:

  • Comprar terrenos ou imóveis comerciais
  • Construir ou reformar imóveis
  • Quitar financiamentos imobiliários existentes (dentro das regras da administradora)
  • Comprar imóveis em qualquer lugar do país

Vale lembrar que a carta de crédito deve ser utilizada dentro da categoria contratada. Ou seja, ao adquirir um consórcio de imóvel, o valor só poderá ser utilizado para fins imobiliários, e não para veículos ou serviços, por exemplo.

O consórcio de imóveis pode ser o caminho para o seu plano de vida

Se você está entre os milhões de brasileiros que sonham com a casa própria, vale considerar o consórcio como um caminho mais acessível e consciente.

Se você:

  • Quer sair do aluguel com planejamento
  • Sonha com a casa própria, mas não quer pagar juros
  • Tem paciência para investir com consciência
  • Valoriza previsibilidade e controle no orçamento

Então o consórcio de imóveis pode ser a escolha ideal! Em um cenário de juros altos e incertezas, o consórcio oferece previsibilidade e liberdade de escolha, permitindo construir patrimônio com organização e tranquilidade.