
Com o crescimento de 38,6% no número de matrículas de alunos da Educação Especial, entre 2009 e 2014, na Educação Básica, é preciso, também, investir na formação de professores com conhecimentos específicos para o trato com a diversidade. Esses dados são referentes ao levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação para o Observatório do Plano Nacional de Educação, com base no Censo Escolar.
Visando atender a essa demanda, o Centro Universitário Internacional Uninter tem programado para o dia 23 de maio o lançamento do curso de Licenciatura em Educação Especial na modalidade a distância. O curso foi criado para atender à demanda nacional de estudos teórico-práticos e pesquisas na área da Educação Especial. E forma profissionais de nível superior, capacitados para atuar de forma crítica e competente diante das diferentes necessidades educacionais especiais apresentadas por alunos nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Abrange a compreensão da inclusão nos seus fundamentos históricos, legais, políticos, filosóficos e pedagógicos do atendimento às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação,
“É importante ressaltar que, apesar do aumento da procura, existe uma precariedade muito grande da formação inicial e continuada em Educação Especial de professores que atuam nas salas comuns e em turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, explica a coordenadora do curso, Paula Sakaguti, doutora em Educação. Ela complementa que “é urgente, para a efetivação de uma práxis pedagógica inclusiva, romper com os entraves que impedem a promoção da inclusão”.
Entre os temas do curso estão: Diversidade Cultural, Fundamentos da Educação, Desenvolvimento Psicossocial, Inclusão do Aluno com Deficiência, entre outros temas indispensáveis para a boa formação de um profissional que irá atender os alunos com diferenças evidentes de ritmos e estilos de aprendizagem.
“O curso pretende contribuir para a formação de um sistema escolar inclusivo, pois, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da educação especial em interface com outras áreas do conhecimento permite refletir sobre aspectos relacionados às tecnologias de informação e de comunicação e ao desenvolvimento de habilidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, conta Sakaguti.
No dia de lançamento do curso de licenciatura, será disponibilizado um curso de extensão gratuito gravado ao vivo, via satélite, pela professora e que poderá ser acessado diretamente no site da Uninter.
O licenciado em Educação Especial pode atuar em espaços de escolarização de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. Poderá atuar também em equipes de ensino de departamentos, diretorias e secretarias de educação municipal e estadual; em serviços de apoio pedagógico especializado ofertados em ambientes hospitalares; em centros atendimento especializado que trabalham a Libras, o Braille ou outros sistemas de comunicação alternativa e ampliada. Ele atua também na docência dos serviços de Atendimento Educacional especializado, nas escolas de ensino regular, ofertados aos alunos com deficiência (física, intelectual, sensorial), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em salas de recursos ou multifuncionais ou classes e escolas especiais de atendimento especializado que trabalham a Libras, o Braille ou outros sistemas de comunicação alternativa e ampliada