Educação Idioma

Enem: escolheu espanhol nas provas? Confira cinco dicas para não se enrolar

Editado por Mario Akira
enem espanhol

Prova de espanhol no Enem (Freepik)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai se aproximando, e os candidatos estrão na reta final de preparação. A Língua Estrangeira Moderna (espanhol ou inglês) é uma das cinco áreas de conhecimento da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Sua pontuação é fundamental para o cálculo da nota final. Um alto índice de acertos na provaeleva a média em Linguagens, e dá consistência à nota geral do candidato. É decisiva para a aprovação em cursos de alta concorrência via Sisu, ProUni e Fies.

E para quem optou pelo espanhol, a KNN Idiomas Brasil preparou um guia rápido com 5 dicas focadas em interpretação e vocabulário, pilares da prova de Espanhol.

“No Enem, a prova de Espanhol exige mais estratégia do que fluência. Ela é composta majoritariamente por questões de interpretação de texto e cultura, e não por gramática pura,” explica Reginaldo Kaeneêne Santos, CEO da KNN Idiomas. “Acertar essas cinco questões pode ser o ponto decisivo para alcançar a nota de corte em cursos concorridos.”

A escola de idiomas lista 5 pontos-chave que todo estudante deve dominar para garantir uma pontuação alta na prova:

Fuja dos “falsos cognatos” (falsos amigos)

Essa é a pegadinha clássica do Enem. Palavras em espanhol que se parecem muito com o português, mas têm significados totalmente diferentes.

Exemplo: “embarazada” significa grávida (e não envergonhada) e “oficina” significa escritório (e não oficina mecânica).

Faça simulados e provas anteriores

A melhor maneira de entender o estilo da prova é praticar com o material autêntico do Inep. O Enem é um exame previsível em sua estrutura. Por isso, resolver as questões de espanhol de anos anteriores, prestar atenção aos tipos de texto mais cobrados (tirinhas, poemas, notícias) e aos temas culturais recorrentes (xenofobia, diversidade, identidade latino-americana) são algumas dicas.

Foco nos gêneros textuais e contexto cultural

A prova explora diversos tipos de texto, como manchetes de jornal, tirinhas, poemas, anúncios publicitários e trechos de artigos. Ao ler, pergunte-se: Quem escreveu? Para quem? Qual é o objetivo (informar, convencer, ironizar)? Este contexto cultural é o que o Enem mais cobra.

Entenda a diferença entre LO vs. EL

Embora pareçam detalhes gramaticais, eles são essenciais para a interpretação.

El: É o artigo definido masculino (o). Exemplo: El perro (o cachorro).

Lo: É o artigo neutro e atua como pronome, geralmente ligado a ideias ou conceitos abstratos. Exemplo: Lo bueno de estudiar inglés (O bom de estudar inglês).

Consuma conteúdo em espanhol

O Enem utiliza textos de fontes reais (jornais da Espanha, Argentina, México, etc.). O contato com o idioma fora da sala de aula é fundamental. Assista a séries e filmes com áudio original e legendas em espanhol, ouça podcasts ou acompanhe notícias de países hispânicos. Isso familiariza o cérebro com o vocabulário e o ritmo da língua.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

⚠ Comunicar erro