
Dentre os muitos componentes curriculares que fazem parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns se destacam pela quantidade de ligações com outros componentes. Estudar História, por exemplo, não ajuda a resolver apenas as questões de História propriamente ditas, mas também pode contribuir na área de Linguagens, por exemplo. Por isso, saber quais conteúdos de História são mais recorrentes pode ajudar a concentrar esforços de modo a garantir mais pontos. Um levantamento feito pelo time de formação do Sistema Positivo de Ensino identificou quais foram os assuntos mais cobrados na prova de História do Enem nos últimos cinco anos.
“Os temas de História são fundamentais porque todos os outros componentes são, de alguma forma, atravessados por eles. Ter domínio sobre eles pode ajudar, inclusive, na redação, que é parte tão indispensável da nota final”, lembra a assessora de História do Sistema Positivo de Ensino, Stephanie Tassoulas. A especialista destaca, ainda, que, no caso do Enem, os temas mais frequentes estão muito relacionados à História do Brasil, especificamente, o que é uma característica do exame.
Nos últimos cinco anos, a prova de História do Enem trouxe como temáticas principais os seguintes assuntos:
Movimentos sociais – os movimentos sociais nada mais são que manifestações populares em que um grupo de cidadãos se une para lutar em prol de uma causa. As sociedades democráticas têm como uma de suas principais bases a existência de movimentos sociais diversos.
Primeira República – o período compreendido entre 1998, depois da Proclamação da República, e 1930, com a Revolução de 30 e a queda de Washington Luís, ficou conhecido como Primeira República Brasileira. Questões sobre essa fase estão sempre presentes no Enem.
Ditadura Militar – os anos de ditadura e suas consequências para a formação da sociedade brasileira também costumam estar entre os assuntos abordados pelo exame ao longo dos anos. Sobre esse tema é importante conhecer os nomes dos presidentes militares, bem como detalhes a respeito da realidade política e social da época.
Segunda Guerra Mundial – Aliados versus Eixo, holocausto, nazismo e outras particularidades da Segunda Guerra Mundial são extremamente importantes para os estudantes que vão prestar o Enem. Afinal, esse conflito moldou a segunda metade do século XX e tem consequências que se estendem até os dias atuais.
Segundo Reinado – após o chamado Golpe da Maioridade, em 1840, Dom Pedro II assumiu o trono e governou o Brasil até 1889, quando a República foi proclamada. Tópicos como a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravatura e as fases do Segundo Reinado estão entre os detalhes que precisam ser dominados pelos candidatos.
Uma boa dica para sair-se bem na prova de História é entender como os fatos e momentos históricos têm influência nos dias de hoje, principalmente no tocante à realidade brasileira. “O Enem é um exame que tem como característica trazer temas relacionados a problemas atuais vivenciados no Brasil. Então, saber relacionar fatos históricos ao que estamos vivendo hoje no país é fundamental para conquistar bons resultados”, completa Stephanie.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.