Os temas mais abordados na redação do Enem (Foto: Divulgação)

Uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio exige muito mais do que tempo de estudo. Descanso, alimentação adequada e a criação de uma estratégia de estudos são essenciais para garantir bons resultados. Uma das formas de garantir esse último elemento é observando a Matriz de Referência, que relaciona os conteúdos que podem ser cobrados na prova. Mas isso não basta, já que a quantidade de temas e assuntos é muito grande e pode até mesmo confundir os candidatos. Para ajudar a definir o foco das últimas revisões antes do exame, o time de formação do Sistema Positivo de Ensino fez um levantamento dos conteúdos que foram mais cobrados no Enem ao longo dos últimos cinco anos.

De acordo com o assessor de Língua Portuguesa e Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, é importante conhecer os temas mais frequentes para ter mais segurança sobre eles. “Mais que apenas estudar, é preciso saber o que estudar. Priorizar os assuntos que são mais cobrados pode ajudar a garantir que o estudante esteja seguro sobre esses assuntos e, assim, acerte boa parte das questões”, destaca.

O levantamento do Sistema Positivo de Ensino aponta que, nos últimos anos, a prova de Língua Portuguesa trouxe principalmente os seguintes conteúdos:

Interpretação de texto verbal e não verbal – trata-se, basicamente, de ler um texto pertencente a um determinado gênero proposto pelo exame e responder a questões relacionadas à temática, à estrutura composicional ou ao estilo desse texto. Aqui, as questões podem trazer textos verbais ou multimodais, que misturam o verbal com o não verbal, a exemplo das tirinhas, dos infográficos, dos textos publicitários, dentre outros.

Gêneros textuais – propagandas, textos instrucionais, cartas argumentativas e artigos de opinião são apenas alguns exemplos dos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Esse é um dos temas mais cobrados no Enem, já que todas as questões de Língua Portuguesa estão ancoradas a um gênero textual.

Variações linguísticas – o estudo das diferentes formas de como uma língua pode variar de acordo com a região, as condições sociais, as situações de comunicação e uma determinada época, por exemplo, sempre aparece na prova de linguagens.

Funções da linguagem – função, poética, referencial, metalinguística, fática e conativa. As seis funções, que estão relacionadas aos elementos de comunicação, nada mais são que as diferentes formas de utilizar a linguagem num ato comunicativo e sempre estão presentes na prova de Língua Portuguesa.

Figuras de linguagem – os recursos expressivos chamados de figuras de linguagem são parte não apenas do Enem, mas do cotidiano de todo falante da Língua Portuguesa. Saber quais são esses recursos e como usá-los é indispensável para quem quer garantir um bom resultado em Língua Portuguesa.

Para Gusmão, além de um bom conhecimento dos conceitos e de como eles se relacionam com a Língua Portuguesa, é preciso que os candidatos tenham um vasto repertório cultural para realizar uma boa prova. “Nosso levantamento mostra que saber ler, atribuir sentido à leitura e interpretar textos é fundamental para o Enem. E isso só é possível para quem tem o costume de ler muito e, desse modo, construir um vasto repertório sociocultural, que certamente contribuirá em muito para um excelente resultado”, completa.

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Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.