Literatura quais os temas mais abordados no Enem nos últimos cinco anos
Foto: Divulgação

Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Muito além da velha discussão a respeito do clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, entender de Literatura depende de um bom conhecimento sobre assuntos diversos. E, para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, pode fazer toda a diferença no resultado. Mas quais os assuntos mais cobrados nesse componente curricular? O time de formação do Sistema Positivo de Ensino fez um levantamento das edições dos últimos cinco anos do exame para ajudar a saber quais temas têm mais chance de cair na prova de Literatura.

Focar a reta final de preparação nesses conteúdos contribui para conseguir uma maior quantidade de pontos nessa área, como explica o assessor de Literatura do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão. “Ninguém tem certeza do que será cobrado no Enem, mas observar as edições anteriores pode trazer boas pistas. Além disso, muitos dos conteúdos mais recorrentes têm uma intersecção com temas de outros componentes curriculares, como Arte. Então dedicar um pouco mais de tempo a eles é uma maneira eficaz de garantir pontos em mais de uma parte da prova”, detalha.

Nos últimos cinco anos, a prova de Literatura trouxe como temáticas principais os seguintes assuntos:

Literatura contemporânea – especialistas consideram literatura contemporânea toda a produção literária dos dias atuais. Com uma ampla variedade de temas, ela reflete transformações políticas, sociais e culturais vivenciadas pela sociedade contemporânea.

Modernismo – abrange a maior parte das obras do século XX e, portanto, assim como aconteceu com outras formas de arte – como as artes plásticas, por exemplo -, traz uma ruptura com o tradicionalismo e é profundamente marcada pela experimentação. Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Mário de Andrade são três de seus principais representantes.

Música brasileira, interpretação de poemas e texto em prosa (conto) – música também é literatura e, por isso, o Enem costuma trazer questões relacionadas à produção musical brasileira. Também são frequentes na prova pedidos para que o candidato interprete poemas e/ou textos em prosa, como contos.

Movimentos literários – além do modernismo, muitos outros movimentos caracterizam a produção literária mundial ao longo dos séculos. Estudar as principais características e autores icônicos do romantismo, parnasianismo, classicismo e outras escolas é indispensável para quem quer chegar ao Enem com mais segurança.

Vanguardas europeias – assim como acontece na prova de Arte do Enem, as vanguardas europeias também estão sempre entre os temas mais cobrados de Literatura. 

Gusmão destaca, ainda, que, embora seja importante conhecer esses temas recorrentes, também é preciso ter um bom repertório cultural para não deslizar em questões de interpretação. “Não basta saber tudo sobre os movimentos literários se o candidato não conseguir interpretar os excertos apresentados na prova, como contos e poemas. Muitas das questões dependem mais de uma boa interpretação do que do conhecimento de nomes e datas”, finaliza.