
Depois de cooperar com a implantação, evolução e o acompanhamento do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, em parceria com o território formado por 22 municípios na região da Grande Florianópolis (SC) e a Associação Granfpolis, o Instituto Positivo mira agora a contribuir com melhoria da educação pública paranaense. A ideia é utilizar toda a experiência coletiva adquirida nesses cinco anos de projeto em Santa Catarina para contribuir com a implantação de um modelo semelhante em um conjunto de municípios paranaenses – que devem trabalhar em cooperação para um mesmo objetivo: criar estratégias que ajudem a melhorar os indicadores da educação básica em todo o território.
De acordo com a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, a instituição é uma grande incentivadora do modelo de cooperação intermunicipal em prol da Educação, dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) por meio de palestras, encontros, guias, livros e outros materiais que auxiliam prefeitos e secretários de Educação interessados em adotar a metodologia em seus territórios.
Segundo ela, a intenção é apoiar um grupo de municípios paranaenses a partir de 2022, mas, para isso, a região precisa acolher a proposta e atender a diferentes critérios. A análise de indicadores educacionais oficiais já foi iniciada e, na sequência, outras quatro fases devem ser desenvolvidas.
O país conta, hoje, com treze ADEs, que estão presentes em 225 municípios, desenvolvendo ações em prol de mais de 414 mil estudantes matriculados em escolas municipais. Muitos desses territórios organizados em Arranjos já conseguiram desenvolver ações que, de forma isolada, seriam inviáveis. Na Bahia, por exemplo, a colaboração entre municípios na formação continuada de professores está trazendo bons resultados para os indicadores educacionais do território. Já na região do noroeste paulista, a colaboração possibilitou a realização de seis edições de um congresso de Educação que leva formação e atualização em práticas educacionais aos profissionais da região.
De acordo com Karla Nascimento, líder de um dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação do estado do Maranhão e secretária municipal de educação do município de Açailândia, um ADE é capaz de corroborar com as políticas públicas, gerando e circulando boas práticas educacionais entre os municípios envolvidos. “O Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais (Adera) vem contribuindo para fortalecer a democratização das relações de gestão e planejamento integrado, promover a eficiente aplicação dos recursos, combater a instabilidade decorrente das trocas de gestores, superar as dificuldades da ausência de quadros técnicos e incentivar a efetivação de políticas públicas”, finaliza.
Os interessados em saber mais sobre o assunto, podem consultar gratuitamente o guia “Arranjos de Desenvolvimento da Educação: caminhos para implantação e gestão”, no site do Instituto Positivo.