Interpretação de texto é a coisa mais exigida no Enem, diz professor

Neste ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. Até lá, o aluno não deve se descuidar da preparação para a avaliação

Da redação

Geraldo Bubniak

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova marcada por longos textos, principalmente na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Dentro disso, o Português aparece como a principal disciplina, sendo responsável por 89% das questões. 

Com o início do segundo semestre, quando a prova é aplicada, Vinicius Beltrão, professor do SAS Plataforma de Educação, defende que o aluno se prepare com antecedencia e dê uma atenção especial à leitura e a interpretação de textos. “ A interpretação de texto é, de longe, a habilidade mais exigida pela prova de Português do ENEM – foram 219 questões ao longo dos últimos oito anos”, diz  o professor.

Na parte prática, é importante que os alunos estudem recursos verbais e não-verbais; comparação entre textos; inferências e TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação). “A prova não exige apenas o conhecimento prático da disciplina, mas também provoca o aluno a trabalhar com máxima atenção à leitura de conteúdos e enunciados”, ressalta o professor.

O professor afirma que a segunda habilidade mais cobrada pela disciplina de Português é conhecimento de estrutura textual e capacidade de análise do discurso. Segundo Beltrão, é interessante focar os estudos em análise de tipos textuais; progressão temática; estratégias argumentativas e recursos poéticos.

Questões que cobram interpretação e leitura de conteúdos artísticos tiveram incidência de 12,1% ao longo dos oito anos de prova. “Vanguardas europeias; arte urbana e teatro foram os principais temas”, destaca. 

Outro ponto que demanda atenção é a variação regional, social e temporal. “É importante que o estudante compreenda como a variação linguística pode ser um instrumento de construção de personagens (históricos ou fictícios) e de formação da identidade cultural”, completa o especialista.  


Equilibrio e ritmo

Faça um plano de estudos

Confira o edital

Leia sobre atualidades

Estude as provas anteriores

Equilíbrio é a palavra-chave     

Identifique qual é a forma de estudo ideal para você