O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja primeira fase acontece neste domingo (27 de outubro), é também sinônimo de inclusão social.
Dos 38.453 inscritos, 4.019 tiveram isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 155 (aplicado àqueles estudantes que comprovaram não ter condição de arcar com a taxa ou que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e cursaram todo o Ensino Médio em escola de rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada).
Além disso, está sendo oferecido durante a prova atendimento especial a um total de 52 pessoas, sendo 15 delas com necessidades especiais por motivos diversos, 20 pessoas com deficiência auditiva ou físicac, e outras 17 com deficiência visual.
Jeferson Miranda Soares, por exemplo, é deficiente visual e neste ano está prestando vestibular pela primeira vez. Ele poderá realizar a prova com o auxílio de um aplicativo, que fará a leitura de todo o exame para ele. Na hora de dar uma resposta, Jeferson terá a ajuda de um aplicador de prova, qu irá preencher as respostas para ele, primeiro na prova e depois no gabarito.
Numa outra sala (imagem abaixo), estudantes com baixa visão realizam uma prova especial, com letras e desenhos ampliados.
Sala montada para alunos com baixa visão. Crédito: Franklin de Freitas
Universidade é lugar de inclusão
Em entrevista coletiva, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, comentou esse caráter inclusivo do pleito para ingresso na universidade pública. Segundo ele, o assunto é prioridade para a instituição.
“A universidade é por definição, para nós pelo menos, também lugar de inclusão. E não só as pessoas com deficiência, esse atendimento especial as vezes acontece por situações circunstanciais, como acidentes e etc. Então a universidade trata isso sempre com muito cuidado pra não prejudicar circunstâncias peculiares ou questões transitórias nesse momento tão importante que é o vestibular.”
Sala para alunos com deficiência física. Crédito: Franklin de Freitas