Educação em Tempo Integral tem novidades com Novo Ensino Médio –
(Lucas Fermin/SEED)

O Paraná registrou avanços importantes na oferta de educação integral na rede pública, de acordo com dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde o início da atual gestão federal, o estado ampliou o número de matrículas em jornada ampliada em praticamente todas as etapas da educação básica.

Na pré-escola, o percentual de estudantes em tempo integral passou de 22,8% em 2022 para 25,4% em 2024. No ensino fundamental, os dados também mostram crescimento: entre alunos do 1º ao 5º ano, o índice subiu de 13,5% para 16,8%; já entre estudantes do 6º ao 9º ano, o salto foi ainda mais expressivo, de 5,1% para 12,5%. No ensino médio, o percentual de matrículas em jornada estendida mais que dobrou, saindo de 4,4% para 10% no período.

Considerando todas as etapas — educação infantil, ensino fundamental e médio — o Paraná avançou de 16,3% para 21,4% em matrículas de tempo integral entre 2022 e 2024.

Os números refletem os esforços de programas como o Escola em Tempo Integral, uma política nacional construída de forma articulada entre governo federal, estados e municípios, que busca ampliar o acesso à jornada escolar de, no mínimo, sete horas diárias ou 35 horas semanais, priorizando alunos em situação de vulnerabilidade social.

Avanço nacional

Em todo o Brasil, o percentual de matrículas em tempo integral também cresceu. Nas creches, subiu de 56,8% para 59,7%; na pré-escola, de 12,1% para 15,6%; no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%; e no ensino médio, de 20,4% para 24,2%. O programa Escola em Tempo Integral foi responsável por fomentar cerca de 965 mil matrículas em tempo integral no ciclo 2023-2024, e as redes de ensino pactuaram outras 943 mil para o próximo ciclo.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o crescimento das matrículas em tempo integral, especialmente no ensino médio, representa a aproximação das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). “Praticamente atingimos a meta de 25% de matrículas em tempo integral para o ensino médio até 2024. É um esforço coletivo para avançar ainda mais nos próximos anos”, afirmou.