Franklin de Freitas – Prédio histórico da UFPR

Sete universidades do Paraná foram listadas entre as 100 melhores da América Latina segundo o “Latin America University Rankings 2021” da revista inglesa Times Higher Education (THE). Os dados refletem o ano de 2019 e foram divulgados nesta terça-feira (13), em evento sediado na Universidade de São Paulo (USP) e transmitido remotamente.

A revista, fundada em 2004, é responsável por ranquear a lista das melhores universidades do mundo. O ranking avaliou 177 universidades de 13 países da América Latina. Os critérios adotados são os mesmos aplicados no ranking mundial da THE. São considerados indicadores de desempenho em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda da indústria – que avalia a transferência de conhecimento entre a iniciativa pública e privada.

Entre as universidades paranaenses que aparecem no ranking, seis são públicas, sendo duas federais e quatro estaduais, e apenas uma é privada. 

O principal destaque é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que aparece como 22ª no ranking latino americano, com nota de 66,8. A universidade brasileira mais bem avaliada, por outro lado, é a Universidade de São Paulo (USP), com 87,6, na segunda colocação do ranking, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 90,3.

Akpen da UFPR, outras universidades paranaenses que aparecem em destaque no ranking são a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (a 45ª mais bem rankeada entre as instituições de ensino superior latino-americanas); a Universidade Estadual de Londrina (47º); a Universidade Estadual de Maringá (48º), a Unioeste (74º), a UTFPR (84º) e a UEPG (86º).

Abaixo você confere a lista com as universidades paranaenses melhor avaliadas no “Latin America University Rankings 2021”, com a nota geral e a posição no ranking de cada uma das instituições de ensino. O rankeamento completo pode ser conferido no site da THE.

As universidades do Paraná melhor avaliadas pela revista inglesa Times Higher Education (THE)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Posição no ranking: 22º
Nota geral: 66,8

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Posição no ranking: 45º
Nota geral: 56,6

Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Posição no ranking: 47º
Nota geral: 55,8

Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Posição no ranking: 48º
Nota geral: 54,5

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Posição no ranking: 74º
Nota geral: 43,3

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Posição no ranking: 84º
Nota geral: 41,6

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Posição no ranking: 86º
Nota geral: 41,0