Primeiro aluno surdo de sua unidade, egresso do Senai-PR destaca-se e ganha medalha de ouro em competição

Da Redação Bem Paraná com assessoria

Sistema Fiep

Thiago Vinicius de Azevedo, primeiro estudante surdo do Senai de Umuarama, foi convidado, neste ano, para representar a instituição na categoria ‘Instalações elétricas prediais’ na maior competição de ensino profissionalizante do mundo – a WorldSkills. Na unidade, formou-se em técnico eletrotécnico e, com o apoio de uma intérprete, foi se destacando em sala de aula. “O Thiago sempre foi um ótimo aluno em sala de aula, bastante questionador e interessado nas matérias. Ele conquistou sua vaga na competição”, conta Alan Cadmo Morales Barriento, professor e treinador do Senai.

A recompensa chegou e sua participação na etapa regional resultou em ouro, garantindo uma vaga para a próxima etapa, a nacional, prevista para 2020. Agora, Thiago será o primeiro surdo a participar da sua modalidade na história da competição. “A WorldSkills é uma experiência que vou levar para o resto da minha vida. Aprendi, principalmente, a acreditar no meu potencial. O contato que tive com outras pessoas ouvintes me fez sentir mais seguro quanto a minha comunicação, pois eles puderam conhecer um surdo bilíngue e oralizado”, afirma Thiago.

Além disso, impacta diretamente seu trabalho. “A WorldSkills já transformou minha vida profissional. Acredito que, a partir de agora, eu possa ser visto pelo meu potencial e não pela minha surdez”, conta. O professor Alan conta que a competição foi muito acirrada: “Como eu já treinei alguns competidores e já fui competidor há 10 anos, eu sabia que o Thiago iria muito bem na competição, mas não poderia ter certeza que iria ganhar. Tinham outros competidores bem treinados, mas ele demonstrou que a surdez não é um empecilho, manteve a concentração e realizou tudo muito bem”.

Agora, ele está treinando oito horas por dia de segunda a sexta-feira para participar da etapa nacional, que acontece em 2020. Já no próximo ano, a expectativa é participar do mundial, previsto para 2021 em Shanghai, China. “O momento agora é focar no treinamento, pois não há resultados bons sem esforço”, afirma o participante.

Família presente

Ter Thiago escolhido como representante do Senai entre todas as unidades do estado foi especialmente marcante para sua mãe, Lídia Gomes Ferreira. A escolha do Senai na época do ensino médio foi objetivando melhores oportunidades de trabalho com o curso técnico. Thiago sempre pode contar com o apoio do núcleo familiar e a WorldSkills veio como reconhecimento do estudo e trabalho dos últimos anos. “Saber que profissionais do Senai acreditaram nele, na sua capacidade, foi um momento de grande realização da nossa luta para chegar até aqui”, conta Lídia.

“Durante a competição, vibramos como se fosse final de copa do mundo. Quando foi anunciada sua vitória foi incrível, pois ele sempre quis mostrar que era capaz e conseguiu. O crescimento pessoal foi muito grande”, afirma a mãe. “A maior conquista para nós é ver um menino cheio de sonhos se transformar em um homem responsável, dedicado e esforçado ao máximo”, celebra.