WhatsApp Image 2024-04-28 at 17.50.52 (1)
Brandão comemora gol do Coritiba contra o Brusque (Geraldo Bubniak)

O técnico do Coritiba, Guto Ferreira, usou a entrevista coletiva do último domingo (dia 28), após a vitória sobre o Brusque, para explicar como vem trabalhando o centroavante Brandão, 19 anos e 1,91 m de altura. O treinador explicou que o novato enfrentou uma grave lesão nas categorias de base do Londrina e que ainda não está pronto para ser um protagonista. A ideia de Guto é ‘lapidar’ o atacante.

“Esse menino, ele tem um potencial físico fantástico. A história dele enquanto jogador começa, com 18 anos, no Londrina, depois de três, quatro, cinco meses de base, ele rompe o ligamento cruzado. Passa quase um ano parado. Volta, ainda para os juniores do Londrina, faz a diferença no campeonato sub-20, é galgado para o profissional, faz algumas partidas no profissional e vem para o Coxa”, relatou Guto.

Para o treinador, o jogador tem “um potencial, uma vontade, uma disposição gigante” e que vem sendo submetido a treinos específicos para evoluir. “Trabalho minucioso no dia a dia aqui trabalhando fundamentos”, disse. “Ele trabalha muito. Ele trabalha porque a gente orienta, porque os nossos auxiliares orientam, porque a gente direciona treinamentos para ele. E ele não se nega a fazer melhor e melhor. Hoje o gol dele, eu falei lá no vestiário, foi prêmio por toda dedicação dele”, comentou Guto, sobre o gol da vitória sobre o Brusque, marcado pelo centroavante.

“No jogo, muitas vezes, o torcedor não sabe. Muitos dos centroavantes são lapidados assim. Esse é um jogador que está sendo lapidado. Ele não está pronto, está sendo lapidado”, destacou o técnico do Coritiba. “E ele vinha muito buscando um gol. Acabou fazendo gol no jogo passado, ficou cabisbaixo porque estava impedido. E hoje o gol decidiu o jogo. Então, tudo isso são processos na cabeça desses jovens”, declarou Guto.

Em 2023, Brandão marcou 21 gols em 23 jogos no Campeonato Paranaense Sub-20 de 2023, terminando como artilheiro da competição e vice-campeão com a equipe do Interior. Foi contratado pelo Coritiba em 1º de fevereiro. Até agora, foi titular em um jogo e entrou como substituto em outros seis. Só ficou 205 minutos em camp até agora – tempo equivalente a pouco mais que dois jogos inteiros.

Para centroavante, o Coritiba conta com Leandro Damião (34 anos) e Eberth (20 anos), além de Brandão. Os pontas Robson, Wesley Pomba e David da Hora também já atuaram centralizados no ataque. O meia-atacante Figueiredo é outro que também jogou como centroavante.