1067ba86-85fe-4eb4-977b-9a4a28fe08ae
(Foto: PMM/Divulgação)

As estradas da zona rural de Maringá estão de cara nova. No primeiro semestre de 2025, a prefeitura realizou 95 quilômetros de recuperação viária, melhorando o acesso para moradores, caminhoneiros e produtores agrícolas. Os serviços incluíram cascalhamento, aplicação de fresa, terraplenagem, limpeza de áreas e manutenção de pontes e galerias.

Só a fresa foi aplicada em 29,5 km, enquanto o cascalho cobriu outros 36,3 km de vias. Além disso, 12 estruturas como pontes e galerias passaram por manutenção. A obra também envolveu a limpeza de mais de 65 mil metros quadrados.

Caminhos que antes causavam prejuízo agora melhoram a produção

Segundo moradores, as melhorias foram significativas. “Quando chovia, os carros ficavam atolados na lama. As pedras estouravam os pneus, arrancavam o escape e o amortecedor do veículo. Agora, a estrada está boa. Facilitou a mobilidade das pessoas e o trabalho dos caminhoneiros na época de colheita”, relatou Maurício Pereira da Silva, da Estrada Paquito.

Entre as estradas beneficiadas estão Paquito, São Bento, Centenário, Guaiapó, Roseira, Pinguim, Paranhos e outras.

A Pedreira Municipal teve papel fundamental nas obras. Só neste semestre, produziu mais de 10,7 mil toneladas de materiais como pedra bruta, rachão, pó de pedra e outros insumos usados nas obras públicas.

Tapa-buracos e fim de alagamentos

Na cidade, os trabalhos também avançaram. Em 2025, já foram realizados 731 serviços de tapa-buracos, além de ações de manutenção em diversas vias.

Um dos principais destaques foi a entrega das obras de drenagem na Avenida Morangueira, concluídas em pouco mais de dois meses. O local sofria com alagamentos frequentes e agora conta com novas galerias pluviais, bocas de lobo e até um dreno natural para escoamento da água da chuva.