
Um estudo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) identificou padrões de fatores relacionados à acidentes de trânsito nas rodovias do Estado. A pesquisa, feita a partir de dados do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), mostra que os sinistros não devem ser tratados como fatalidades inevitáveis, afirma a professora Tatiana Gadda.
“A análise dos dados apontou que elementos de infraestrutura como sinuosidade, curvas fechadas, locais de ultrapassagem, acostamentos e iluminação, influenciam diretamente na gravidade dos acidentes e podem ser modificados pelo poder público ou concessionárias”, afirma a professora do Departamento de Construção Civil do Campus Curitiba da UTFPR.
Segundo ela, esses fatores aumentam em perímetros urbanos e cruzamentos, ressaltando a importância de vias de contorno e dispositivos de controle de velocidade. “As técnicas de agrupamento mostraram forte relação entre características geométricas das vias e a ocorrência de lesões e mortes”, salientou.
Metodologia
As pesquisas foram realizadas em dois períodos de estudo: o primeiro de 2004 a 2013, e o segundo de 2019 a 2024
Gadda, que foi uma das professoras a acompanhar o estudo, explica que o tema foi escolhido devido à relevância da segurança viária e feito em colaboração com o professor da PUC, Fábio Teodoro.
“A parceria para nosso artigo surgiu durante a disciplina de Modelagem Espacial em Sistemas PUCPR, que minha orientanda, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), Amanda Christine Gallucci Silva, cursou. Após isso, iniciou-se um contato com o estudante Gabriel Troyan Rodrigues e o professor Fabio Teodoro de Souza para um estudo estatístico”, explicou Gadda.
Nas análises, técnicas estatísticas e duas técnicas de agrupamento foram aplicadas, além da utilização do software CBA (Classification Based on Associations), que possibilita prever eventos, como acidentes fatais, a partir de determinadas condições.
Os principais fatores relacionados aos acidentes
De acordo com a pesquisa, a chegada a perímetros urbanos aumenta em 90% a ocorrência de acidentes. Ademais outros fatores também têm impacto no número de acidentes como: presença de segunda ou terceira faixa (65,8%); maior sinuosidade do terreno (62,2%); áreas de ultrapassagem com sinalização por linha tracejada (56,3%); presença de acostamento (53,9%) e iluminação insuficiente nas vias (48,2%).
Possibilidade de ações concretas para prevenção
Estes dados podem resultar em ações concretas para reduzir acidentes. “Por exemplo, identificar quais os fatores de infraestrutura, como iluminação, acostamentos, curvas e locais de ultrapassagem, estão diretamente ligados à gravidade dos sinistros”, completa a pesquisadora da UTFPR.
O artigo foi publicado na Revista de Gestão Social e Ambiental (RGSA).